Social

Programa Melhores Amigos – Bicho Sente como a Gente começa a ser desenvolvido em Ajuricaba

O programa “Melhores Amigos – Bicho Sente como a Gente” é um programa do governo do estado que prevê a pratica de políticas públicas para o bem-estar animal. O município de Ajuricaba teve o convênio celebrado com o Estado para realizar a esterilização de animais em situação de rua e semi-domiciliados, cães e gatos, buscando realizar o controle populacional desses animais.

No município o Programa Melhores Amigos, busca a realizar a esterilização de 175 animais até o final do ano, prioritariamente será realizada a castração de fêmeas, caninas e felinas, de animais que se encontram em situação de rua e semi-domiciliados.

Durante os próximos dias, será realizado o cadastramento dos animais que poderão ser beneficiados com o programa, sendo que o tutor ou responsável pelos animais deverá se dirigir até a Secretaria de Agricultura para realizar o cadastro e buscar mais informações. Após, os animais serão selecionados e os tutores serão avisados quando do agendamento do procedimento.

Sobre o Programa

O Departamento de Direitos dos Animais, vinculado à então Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (Sicdhas) implantou, em 2021, um programa inédito voltado à causa animal: o Melhores Amigos. Com investimento de R$ 13,6 milhões, atendeu a uma reivindicação antiga dos defensores da causa animal. Trata-se da primeira política pública no Rio Grande do Sul específica para animais domésticos.

O Melhores Amigos realizou duas ações simultâneas: uma campanha de sensibilização e educação da população para identificar e denunciar maus-tratos aos animais e o repasse de recursos para os municípios realizarem a castração de cães e gatos em situação de abandono ou tutelados por famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. O objetivo dessa segunda ação é diminuir o número de animais abandonados no Estado.

Até dezembro de 2022, 9.947 esterilizações foram realizadas em 108 municípios, por meio de convênios. A estimativa é de mais 53.019 castrações até o fim de 2023.

Para tanto, os tutores devem entrar em contato com a secretaria de Agricultura para realizar a inscrição e cadastramento dos animais o mais breve possível. É imprescindível a presença do tutor para preenchimento da documentação.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.