Social

Programa Melhores Amigos – Bicho Sente como a Gente começa a ser desenvolvido em Ajuricaba

[metaslider id="165178"]

O programa “Melhores Amigos – Bicho Sente como a Gente” é um programa do governo do estado que prevê a pratica de políticas públicas para o bem-estar animal. O município de Ajuricaba teve o convênio celebrado com o Estado para realizar a esterilização de animais em situação de rua e semi-domiciliados, cães e gatos, buscando realizar o controle populacional desses animais.

No município o Programa Melhores Amigos, busca a realizar a esterilização de 175 animais até o final do ano, prioritariamente será realizada a castração de fêmeas, caninas e felinas, de animais que se encontram em situação de rua e semi-domiciliados.

Durante os próximos dias, será realizado o cadastramento dos animais que poderão ser beneficiados com o programa, sendo que o tutor ou responsável pelos animais deverá se dirigir até a Secretaria de Agricultura para realizar o cadastro e buscar mais informações. Após, os animais serão selecionados e os tutores serão avisados quando do agendamento do procedimento.

Sobre o Programa

O Departamento de Direitos dos Animais, vinculado à então Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (Sicdhas) implantou, em 2021, um programa inédito voltado à causa animal: o Melhores Amigos. Com investimento de R$ 13,6 milhões, atendeu a uma reivindicação antiga dos defensores da causa animal. Trata-se da primeira política pública no Rio Grande do Sul específica para animais domésticos.

O Melhores Amigos realizou duas ações simultâneas: uma campanha de sensibilização e educação da população para identificar e denunciar maus-tratos aos animais e o repasse de recursos para os municípios realizarem a castração de cães e gatos em situação de abandono ou tutelados por famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. O objetivo dessa segunda ação é diminuir o número de animais abandonados no Estado.

Até dezembro de 2022, 9.947 esterilizações foram realizadas em 108 municípios, por meio de convênios. A estimativa é de mais 53.019 castrações até o fim de 2023.

Para tanto, os tutores devem entrar em contato com a secretaria de Agricultura para realizar a inscrição e cadastramento dos animais o mais breve possível. É imprescindível a presença do tutor para preenchimento da documentação.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo