Meio ambiente

Coleta seletiva de lixo começa dia 04 de julho; entenda como vai funcionar

[metaslider id="165178"]

A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Obras, Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informou que a partir do dia 04 de julho passará a realizar a coleta seletiva do lixo.

É de suma importância que todos os habitantes realizem a separação do lixo, pois os resíduos serão coletados separadamente em dias específicos.

Você sabe o que é a coleta seletiva de lixo?

Ela consiste na separação e no recolhimento de todo o lixo seco descartado por empresas, escolas e até mesmo por nós, em nossas casas. Fazendo isso, todo o lixo que pode ser reaproveitado é separado do lixo orgânico, também chamado de lixo úmido, composto por restos de frutas, verduras e outros alimentos.

O lixo úmido geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários. Algumas pessoas, ao invés de descartarem esse lixo, usam ele para fabricar adubos orgânicos por um processo chamado de compostagem.

Como devo separar o meu lixo para a coleta seletiva?

O lixo deve ser separado em lixo seco ou reciclável e lixo úmido (orgânicos e rejeitos).

Lixo seco ou reciclável: latas de refrigerante, garrafas PET, copos descartáveis e canudinhos, recipientes de vidro, caixas de leite e suco, jornais, revistas e panfletos, folhas de papel e envelopes;

Lixo úmido e não reciclável: restos de comida, papel higiênico e guardanapos usados, fraldas, fita adesiva, resíduos de jardinagem;

Cronograma

Terça-feira e sábado: lixo orgânico em toda a cidade
Quinta-feira: lixo seco/reciclável em toda a cidade
Terça-feira: coleta no distrito medianeira – Linha 26
A cada 15 dias: coleta de lixo seco no interior

É imprescindível que a população realize a separação dos resíduos, pois os mesmos só serão recolhidos se estiverem corretamente separados e nos dias específicos de cada tipo de resíduo, caso contrário permanecerão onde estiverem até serem separados.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo