Implementação de políticas públicas na área cultural são discutidas em conferência
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Ajuricaba realizou na terça-feira (10) a 1ª Conferência Municipal da Cultura. Na oportunidade foi realizada a elaboração e aprovação do Plano Municipal da Cultura. As discussões realizadas no encontro tiveram a finalidade de planejar a implementação de políticas públicas culturais a longo prazo, em uma perspectiva de dez anos, para garantir sua proteção.
Após aprovado em Conferência, foi enviado à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que institui o Plano Municipal de Cultura de Ajuricaba, para ser analisado e aprovado, tornando-se uma legislação que baseará os rumos da cultura no município.
Em abril deste ano, o município instituiu o Sistema Municipal de Cultura e no início deste mês foi criado o Conselho Municipal de Cultura, para que o Município esteja apto para receber recursos na área da cultura.
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), publicou no mês de abril um edital prevendo R$ 30 milhões para a realização de eventos culturais em municípios gaúchos. Um dos requisitos para solicitar uma fatia do valor disponibilizado através da Chamada Pública de Coinvestimento – Eventos Culturais Populares, é possuir um sistema ativo, com conselho, plano e fundo de cultura.