Social

Panambi: Seu Vitalino tem 82 anos e pedala quatro horas por dia

Ele é construtor civil ainda em atividade, não toma remédios e nunca passou por cirurgias.

[metaslider id="165178"]

Quem anda pelas ruas de Panambi, vez por outra encontra um senhor idoso pedalando uma bicicleta. Este fato nem seria de chamar muito a atenção, caso esta cidade não estivesse em meio a um vale e montanhas, cujas ruas por vezes têm subidas íngremes que exigem muita vitalidade de quem se arvora a enfrentá-las pedalando.

Vitalino de Souza Silveira, nascido no dia 28 de janeiro de 1941, na localidade de Linha Caxambu, interior do município de Panambi, iniciou sua vida no meio rural, porém, passados alguns anos, com o advento do chamado êxodo rural, ele também acabou vindo para a cidade e, por aqui ficou. Trabalhou em serviços gerais, uma espécie de faz de tudo, porém, se achou na construção civil e então passou a construir moradias, hoje muitas casas que embelezam o Vale das Borboletas Azuis, foram construídas pelas mãos calejadas do Seu Vitalino.

Hoje do alto de quem viu Panambi ainda criança, Seu Vitalino é uma pessoa perfeitamente integrada na comunidade. Segundo ele, o prefeito municipal já lhe levou para ver algumas obras e, têm amizade com várias pessoas do meio político citando nominalmente os vereadores André Klos, por quem revelou simpatia e Claudio Motta para quem prestou serviços de construtor em sua residência.

Na manhã de hoje(quarta-feira) nos deparamos com Seu Vitalino e sua bike andando pela Avenida Konrad Adenauer, próximo ao portão de entrada das viaturas da Prefeitura Municipal, puxamos uma prosa e ele prontamente correspondeu, com uma simpatia, sinceridade e disposição que de imediato escondem sua verdadeira idade, a disposição é de um guri. Perguntemos qual é o segredo para se ter esta vitalidade, (embora seu corpo não seja do porte robusto, a força está nos músculos acostumados a pedalar, de acordo com seu relato, tem dias que anda até seis horas.

Seu Vitalino conta que alguns dias atrás encontrou um jovem que lhe convidou para pedalar pelo interior de Panambi, decidiram que iriam até a Barra do Barbosa, uma localidade no interior distante cerca de 30 quilômetros. Tudo bem na ida, porém, na volta o companheiro cansou e precisou de uma carona para retornar, mas ele estava firme e voltaria com certeza, porém, decidiu retornar de carona também.

Seu Vitalino é um exemplo de um homem que conta história, mas sua história é real, o ator principal é ele mesmo que através do trabalho honesto criou seus filhos e continua fazendo história e, às vezes ciúmes para uns e outros inclusive, me incluo neste rol, porque aos 82 anos andar pedalando com tal desenvoltura não é para os fracos.

Mas qual é a receita para toda esta vitalidade, seu Vitalino? Olha eu não sou de comer muito, apenas o necessário e vivo a vida de acordo com aquilo que acredito. Jamais fiz uma cirurgia sequer, apesar de ter sofrido acidentes de trabalho, algumas fraturas, mas nada que me impedisse de continuar minha rotina. Não tomo remédios contínuos e minha bicicleta não tem nenhum recurso que não seja a força de minhas pernas e o direcionamento de meus braços. Uma barra circular de cor azul que teve a sorte de ter um dono que sabe lhe dar o devido valor.

Fonte
Agora Já
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo