EducaçãoSaúde

Programa Saúde na Escola é retomado em Ajuricaba

[metaslider id="165178"]

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação instituída em 2007 que visa contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública de ensino básico, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Em Ajuricaba, o PSE está sendo implementado com a adesão das secretarias municipais de saúde e educação ao programa. As escolas participantes do PSE recebem visitas periódicas das equipes de saúde da atenção primária, que realizam atividades educativas e preventivas sobre temas como alimentação saudável, saúde bucal, prevenção de violências e acidentes, saúde sexual e reprodutiva, entre outros.

O objetivo do PSE é fortalecer o vínculo entre as escolas e as unidades básicas de saúde, ampliando o acesso dos estudantes aos serviços de saúde e promovendo um ambiente escolar saudável. Além disso, PSE busca estimular a participação da comunidade escolar nas decisões sobre as políticas públicas de saúde e educação.

Segundo a coordenadora do PSE em Ajuricaba, Luana Maron Torquetti, o programa tem trazido benefícios para os alunos e professores das escolas envolvidas. “O PSE tem ajudado a melhorar a qualidade de vida dos nossos estudantes, que estão mais conscientes sobre os cuidados com a sua saúde e bem-estar. Também temos percebido uma maior integração entre os profissionais da saúde e da educação, que trabalham juntos para garantir o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, afirma.

O Programa Saúde na Escola é uma estratégia importante para integrar as políticas de saúde e educação no país, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes. Em Ajuricaba, o PSE está fazendo a diferença na vida dos alunos da rede pública municipal.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo