Brigada Militar de Ajuricaba recebe etilômetro e Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo
Na última sexta-feira (10), o efetivo policial da Brigada Militar de Ajuricaba passou a contar com um etilômetro (popularmente conhecido como bafômetro), uma arma de energia conduzida e um spray de pimenta debilitante para cada policial. Isso tudo para auxiliar na fiscalização do trânsito e também para restabelecimento da ordem pública quando necessário.
Para os condutores de veículo automotor envolvidos em acidente de trânsito ou que forem alvos de fiscalização de trânsito, os policiais tem à sua disposição o aparelho etilômetro para a realização de testes que permite verificar a influência de álcool no condutor.
Já para o atendimento de ocorrências de desentendimentos, rixas, ameaças e desordens de modo em geral onde a ordem pública esteja comprometida, foi disponibilizado o spray de pimenta debilitante. A composição química dos sprays causa ardência nos olhos e dificuldade para respirar, debilitando e dispersando os agressores.
Enquanto que para as ocorrências de resistência às ordens policiais no exercício do poder de polícia, foi disponibilizado uma arma de energia conduzida, cujo emprego se dá para conter a agressão aos policiais e até mesmo a terceiros.
Tanto o spray quanto a arma de energia conduzida são considerados como Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo, e são utilizados pelo policial para manutenção da ordem pública e aplicação da lei. A utilização dos instrumentos é de acordo com a doutrina policial, observando o uso progressivo da força em resposta a agressão à lei e às ordens policiais.