RuralUtilidade pública

Mais de metade dos municípios gaúchos declararam Situação de Emergência

A estiagem que assola o Rio Grande do Sul se agrava diariamente. Até esta sexta-feira (10), 270 municípios – 54,32% do total do Estado – noticiaram declaração de Situação de Emergência à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Desses, 261 já oficializaram os decretos. Após análise de documentos que comprovam as perdas, 171 foram homologados pelo Palácio Piratini e 142 já tiveram o reconhecimento pela União.

Na quarta-feira (8) desta semana, Ajuricaba também declarou Situação de Emergência devido à estiagem. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, as perdas econômicas causadas pela falta de chuva superam 150 milhões de reais, principalmente nas culturas de verão como soja e milho e, consequentemente, na pecuária. Piscicultores também vêm sofrendo com perdas significativas devido ao déficit hídrico, com os produtores tendo que recorrer à transposição de água para manter os níveis dos açudes.

As cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo