Saúde

RS deve iniciar aplicação de doses da vacina bivalente contra Covid-19 na próxima semana

A distribuição e aplicação das doses da vacina bivalente contra a Covid-19 deve iniciar na próxima semana, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O primeiro lote da vacina atualizada da Pfizer, capaz de imunizar contra mais de uma versão do vírus, chega ao Estado hoje, quinta-feira (9). Segundo a pasta, serão 32,4 mil doses. Esta primeira remessa é destinada às pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP).

Outros três lotes já têm datas para o desembarque em solo gaúcho. Conforme o calendário do Ministério da Saúde, divulgado pela SES, novas remessas da vacina devem chegar nos dias 11 de fevereiro (226,8 mil doses), 18 de fevereiro (324 mil doses) e 1º de março (672,7 mil doses). Ao todo, o Rio Grande do Sul deve contar com 1,2 milhão de doses num primeiro momento.

A aplicação do reforço com a vacina bivalente da Pfizer, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, será destinado a grupos prioritários estabelecidos pelo governo federal.

A vacinação será escalonada, assim como acontece com a da gripe anualmente, no seguinte esquema:

• Fase 1: pessoas maiores de 70 anos, residentes de instituições de longa permanência, indivíduos imunocomprometidos, moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

• Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos;

• Fase 3: gestantes e puérperas;

• Fase 4: profissionais da saúde;

• Fase 5: pessoas com deficiência permanente.

Ao todo, pouco mais de três milhões de pessoas fazem parte no RS desses grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde para as primeiras cinco fases.

O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina bivalente (reforço) para as pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.