Rural

Entidades debatem situação de estiagem no município

[metaslider id="165178"]

O Comder – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Ajuricaba esteve reunido com demais lideranças do município, sendo vice-prefeito Paulo Dolovitsch, que é presidente do Comder, Vania Bandeira do Sicredi, Idomar Peruzatto do Sindicato, Vera Gisela Adoryan, presidente da Câmara de Vereadores, Josemar Martins, Coordenador da Defesa Civil, Renato Venzo, da Emater, Amarildo Bagetti e João Cavalheiro da Secretaria de Agricultura e os agricultores representantes da classe, Francisco Dallabrida e Gelson Corassa, representantes das comunidades no Comder.

Os técnicos apresentaram os resultados dos danos causados pela estiagem, que iniciou em novembro do ano passado. Foram enfáticos em afirmar que os danos nas lavouras de milho foram de grande monta. Por outro lado a soja ainda apresenta grande potencial de desenvolvimento, principalmente se as chuvas retornarem. Algumas regiões tiveram mais chuvas e outras foram mais prejudicadas.

A bacia leiteira está sendo bastante prejudicada, seja pelas pastagens, também pela baixa qualidade da silagem. Estimativas apontam uma quebra de 20 à 30% na produção. A secretaria de obras precisou abrir bebedouros para atender os produtores.

Os representantes afirmam que ainda não tem subsídios para decretar situação de emergência, tanto por não comprovar dano humano, bem como comprovação de investimentos públicos para socorrer famílias.

Outra questão que pode prejudicar os produtores é o fato de ter três PROAGROs em cinco anos. Neste caso, o seguro não cobre a quarta perda.

O presidente do COMDER Paulo Dolovitsch, destaca que a reunião foi importante para ter conhecimento da situação nos diversos segmentos e pontos da cidade.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo