Entretenimento

Após dois anos, Enart volta a receber prendas e peões

Competidores ensaiaram durante meses para retornar a um dos mais importantes festivais de cultura tradicionalista do Estado

Após um hiato de dois anos por conta da pandemia, a maior competição de cultura tradicionalista gaudéria, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), retorna nesta sexta-feira (18) e vai até domingo (20), em Santa Cruz do Sul, com grande expectativa entre competidores.

Para o tradicionalismo, o Enart é a Copa do Mundo das artes. E, por causa da pandemia, foi uma Copa sem duas edições. O evento fora cancelado em 2020 devido ao coronavírus. Em 2021, deu lugar ao Festival dos Festivais, no qual houve apresentações, sem competição.

A 35ª edição do Enart ocorrerá no Pavilhão da Oktoberfest. Na última edição, em 2019, reuniu 40 mil pessoas e 5 mil competidores. Para esta edição, são esperadas 15 mil pessoas e mais de 3,5 mil participantes que concorrem em categorias individuais e coletivas como danças tradicionais, dança de salão, canto, declamação, trova e chula.

Neste ano, além das competições em 20 modalidades, haverá duas novidades: uma categoria de dança gaúcha de salão para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla e uma apresentação ao ar livre para a população de Santa Cruz do Sul, uma forma de popularizar a arte.

A mais disputada modalidade na categoria de adultos é Danças Tradicionais, vencida na última edição, de 2019, pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tiarayú, localizado no bairro Jardim Itu, em Porto Alegre. O grupo foi campeão também em 2016 e quatro vezes vice-campeão.

As preparações estão intensas nos CTGs espalhados pelo Estado. No Tiarayú (pronuncia-se Tiarajú), os treinos ocorreram duas vezes por semana ao longo do ano e seis vezes semanais nos últimos dois meses, com folga nas segundas-feiras. Há sacrifícios: durante a semana, o grupo se encontra por volta das 23h, após todos estudarem e trabalharem.

CTG Gaspar da Silveira Martins

O Centro de Tradições Gaúchas Gaspar da Silveira Martins representa Ajuricaba nesta 35ª edição pela Força B, onde 40 grupos se apresentaram ontem (18). Destes 40, vinte se classificaram para a final no domingo, incluindo o Gaspar.

Assista as apresentações aqui.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.