Após dois anos, Enart volta a receber prendas e peões
Competidores ensaiaram durante meses para retornar a um dos mais importantes festivais de cultura tradicionalista do Estado

Após um hiato de dois anos por conta da pandemia, a maior competição de cultura tradicionalista gaudéria, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), retorna nesta sexta-feira (18) e vai até domingo (20), em Santa Cruz do Sul, com grande expectativa entre competidores.
Para o tradicionalismo, o Enart é a Copa do Mundo das artes. E, por causa da pandemia, foi uma Copa sem duas edições. O evento fora cancelado em 2020 devido ao coronavírus. Em 2021, deu lugar ao Festival dos Festivais, no qual houve apresentações, sem competição.
A 35ª edição do Enart ocorrerá no Pavilhão da Oktoberfest. Na última edição, em 2019, reuniu 40 mil pessoas e 5 mil competidores. Para esta edição, são esperadas 15 mil pessoas e mais de 3,5 mil participantes que concorrem em categorias individuais e coletivas como danças tradicionais, dança de salão, canto, declamação, trova e chula.
Neste ano, além das competições em 20 modalidades, haverá duas novidades: uma categoria de dança gaúcha de salão para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla e uma apresentação ao ar livre para a população de Santa Cruz do Sul, uma forma de popularizar a arte.
A mais disputada modalidade na categoria de adultos é Danças Tradicionais, vencida na última edição, de 2019, pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tiarayú, localizado no bairro Jardim Itu, em Porto Alegre. O grupo foi campeão também em 2016 e quatro vezes vice-campeão.
As preparações estão intensas nos CTGs espalhados pelo Estado. No Tiarayú (pronuncia-se Tiarajú), os treinos ocorreram duas vezes por semana ao longo do ano e seis vezes semanais nos últimos dois meses, com folga nas segundas-feiras. Há sacrifícios: durante a semana, o grupo se encontra por volta das 23h, após todos estudarem e trabalharem.
CTG Gaspar da Silveira Martins
O Centro de Tradições Gaúchas Gaspar da Silveira Martins representa Ajuricaba nesta 35ª edição pela Força B, onde 40 grupos se apresentaram ontem (18). Destes 40, vinte se classificaram para a final no domingo, incluindo o Gaspar.
Assista as apresentações aqui.