ArtigosNilton Moreira

Artigo – Estrada Iluminada: …é uma missão

Destaque
  • Nilton Moreira é Policial Civil e colunista em jornais, blogs e periódicos. Natural de Pelotas, nasceu em 20 de maio de 1952.

Encontramos no Evangelho, considerações sobre a “missão do homem inteligente na Terra”. O ditado ninguém é insubstituível, tem seus limites. A inteligência não é tão simples de ser avaliada por outrem já que aptidões existem em todas as áreas e às vezes tão sutil que é notada apenas por um mínimo grupo de pessoas. Certo é que a inteligência foi possibilitada seja no grau que for para promover evolução da vida planetária. É uma responsabilidade ímpar, já que sempre existirá alguém que dependerá daquele dotado dessa peculiaridade em maior intensidade.

Esse comprometimento é aumentado quando se trata de governantes que tem sob a responsabilidade a condução dos desígnios de um povo, e certamente se essa aptidão for utilizada equivocadamente ou maldosamente terá o líder reencarnante de prestar contas ao Criador, e até mesmo já nesta vida acaba sofrendo consequências das imprudências, podendo inclusive perder o poder, se colocar em risco os preceitos do Pai Maior.

Vejamos o que disse um Espírito Protetor chamado Ferdinando, no ano 1862 em Bordéus: “Não vos ensoberbais do que sabeis, porquanto esse saber tem limites muito estreitos no mundo em que habitais. Suponhamos sejais sumidades em inteligência neste planeta: nenhum direito tendes de envaidecer-vos. Se Deus, em seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, é que quer a utilizeis para o bem de todos; é uma missão que vos dá, pondo-vos nas mãos o instrumento com que podeis desenvolver, por vossa vez, as inteligências retardatárias e conduzi-las a Ele. A natureza do instrumento não está a indicar a que utilização deve prestar-se? A enxada que o jardineiro entrega a seu ajudante não mostra a este último que lhe cumpre cavar a terra? Que diríeis, se esse ajudante, em vez de trabalhar, erguesse a enxada para ferir o seu patrão? Diríeis que é horrível e que ele merece expulso. Pois bem: não se dá o mesmo com aquele que se serve da sua inteligência para destruir a ideia de Deus e da Providência entre seus irmãos? Não levanta ele contra o seu senhor a enxada que lhe foi confiada para arrotear o terreno? Tem ele direito ao salário prometido? Não merece, ao contrário, ser expulso do jardim? Sê-lo-á, não duvideis, e atravessará existências miseráveis e cheias de humilhações, até que se curve diante daquele a quem tudo deve. A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas, sob a condição de ser bem empregada. Se todos os homens que a possuem dela se servissem de conformidade com a vontade de Deus, fácil seria, para os Espíritos, a tarefa de fazer que a Humanidade avance. Infelizmente, muitos a tornam instrumento de orgulho perdição contra si mesmos. O homem abusa da inteligência como de todas as suas outras faculdades e, no entanto, não lhe faltam ensinamentos que o advirtam de que uma poderosa mão pode retirar o que lhe concedeu”. Paz a todos.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.