Trabalho

Reinaugurada a Indústria do Peixe na Linha 17

[metaslider id="165178"]

Com a presença dos proprietários, o ex-prefeito Airton e sua esposa Eliane Cossetin, autoridades e convidados, foi reinaugurada na tarde de ontem a Indústria do Peixe (Nutripeixe).

Uma das áreas que se traduz em fonte de renda para produtores da região, a piscicultura ganha mais um impulso, com a retomada de atividades da Nutripeixe. O espaço, na Linha 17, é de propriedade da Unijuí, mas a marca Nutripeixe foi adquirida recentemente pelo piscicultor Airton Cossetin e família. Após uma reestruturação, a produção de filé de tilápia foi retomada há pouco mais de uma semana. Os peixes vêm de açudes da área de produção de Cossetin, em Nova Ramada.

Cossetin frisa que a indústria tem capacidade para produzir 10 toneladas/mês de tilápia, mas no momento a produção é de cerca de 2 toneladas/mês. Ele afirma que há peixes para atingir a produção máxima de filés, mas falta mercado para consumir o produto. Hoje a produção já é encaminhada para mercados em Ajuricaba, Ijuí, Cruz Alta e Panambi.

Airton comenta da possibilidade de estabelecer parceria com outros piscicultores para obtenção de tilápia, mas que é necessário qualificar tanto a produção quanto os produtos. Ele salienta a importância de organizar, a exemplo da bem estruturada cadeia produtiva de grãos, a cadeia do peixe, com apoio técnico que vai desde a alimentação, qualidade da água, entre outros quesitos, até a comercialização, o que abrange, por exemplo, a Emater e sindicatos.

A indústria conta atualmente com seis funcionários no beneficiamento e três na produção de peixes.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo