Programa Bolsa Juventude Rural está com inscrições abertas até 5 de julho
O programa estadual Bolsa Juventude está com 712 bolsas no valor de R$ 2.000,00 disponíveis para os jovens rurais interessados em desenvolver um projeto produtivo no meio rural.
Para receber o recurso, a contrapartida do jovem é providenciar toda a documentação e desenvolver um projeto produtivo. Para isto, pode contar com o apoio da Emater e também da Escola em que estuda, sendo que o projeto produtivo deve ter o acompanhamento técnico no seu desenvolvimento.
Os projetos produtivos dos jovens foram os mais variados, desde investimentos na bovinocultura leiteira, grãos e agroindústria, assim como em hortas, pomares, piscicultura, criação de pequenos animais, investimentos na produção de alimentos, lembrando que podem também ser desenvolvidas atividades não agrícolas, como investimentos para a prestação de serviços de meio rural, desde que seu objetivo seja a geração de renda e não seja atividade principal do projeto produtivo, que deve estar em sintonia com a produção agropecuária.
Quem pode participar?
- Jovens matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas da rede estadual e Escolas Família Agrícola e Casas Familiares Rurais;
- Ter entre 15 e 29 anos;
- Possuir DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa – devidamente assinada, até R$ 125.000,00;
- Possuir baixa renda bruta familiar
O que fazer para participar?
Os jovens interessados em participar devem se inscrever através do site www.bolsajuventuderural.com, com e-mail próprio, em dois momentos:
1º Se cadastrando no Programa Bolsa Juventude Rural – Criando um login;
2º Se inscrevendo e inserindo todos os documentos de uma única vez.
O jovem pode contar com o apoio do Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar de cada município para realizar sua inscrição.