Clima

Passagem de tempestade subtropical não causa grandes estragos no RS; principal problema é falta de luz

Apesar do alerta emitido pela Defesa Civil para a passagem da tempestade Yakecan no sul do país, as autoridades gaúchas não registraram nenhum ferido nem grandes transtornos no Estado durante a madrugada desta quarta-feira (18). O principal problema segue no abastecimento de energia elétrica, já que cerca de 226 mil clientes ficaram sem luz durante a noite da terça-feira (17). Um dos principais municípios afetados é Mostardas, onde o fornecimento de energia foi interrompido desde a tarde de terça-feira.

Em Porto Alegre, a falta de energia afetou o funcionamento de semáforos em diferentes pontos — como na Edvaldo Pereira Paiva com a Ipiranga, na Farrapos e na Protásio Alves. Cerca de sete árvores caíram na noite de terça e uma durante a madrugada — na Rua da República, na Cidade Baixa, uma árvore caiu sobre os fios. A previsão é que a CEEE Equatorial atue na região durante a manhã.

A queda de vegetação também esteve entre as principais ocorrências na Serra, onde as rajadas de vento chegaram a 85km/h. Em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, chegou a nevar duas vezes durante a terça-feira (17). Por lá, os termômetros marcaram 3ºC no início da madrugada, e o vento chegou a 91,4 km/h na madrugada desta quarta. Conforme a Marinha, a cidade havia registrado vento de 95,8 km/h por volta das 21h de terça-feira. Em Cambará do Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os termômetros marcaram 1,7°C na madrugada.

No Litoral Norte, uma das principais regiões em alerta, a Defesa Civil registrou chamados de quedas de árvores no início do dia de hoje. Na noite anterior, o vento destruiu parte da ala de internação do hospital de Tramandaí.

O vento e a chuva apareceram na Capital, mas as pancadas mais fortes duraram um período curto de tempo sem provocar alagamentos. Cerca de 40 pessoas em situação de rua passaram a noite no Ginásio Tesourinha, onde a prefeitura disponibilizou cem colchões e cobertas.

Na região Sul, o mar recuou em Rio Grande após alcançar a BR-392 e causar transtornos na cidade. A Defesa Civil da cidade registrou apenas um chamado durante a madrugada: um galho caiu em uma rede elétrica, mas nenhum morador foi afetado pela ocorrência.

As principais medidas, entretanto, são preventivas. Diversas cidades suspenderam as aulas ao menos para a manhã da quarta-feira.

Fonte
GZH
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.