SaúdeUtilidade pública

Queiroga anuncia fim da emergência da covid-19 no país

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesse domingo (17) o fim do estado de emergência sanitária no Brasil, decretado em 2020 em razão da pandemia covid-19. Apesar disso, segundo ele, a medida não significa que o país superou a doença: “Continuaremos a conviver com o vírus”.

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e a capacidade de assistência do SUS, temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, a Espin. Nos próximos dias será editado um ato normativo disciplinando a decisão”, anunciou o ministro durante pronunciamento em rede nacional.

PATROCINADO - A NOTÍCIA CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional) permite a tomada de medidas mais rápidas para controle sanitário durante a pandemia, como a compra mais rápida de artigos hospitalares e remédios pela União. Também impacta a imunização com as vacinas cuja aprovação definitiva ainda não foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como a CoronaVac e a Janssen.

PATROCINADO - A NOTÍCIA CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo