SaúdeUtilidade pública

Queiroga anuncia fim da emergência da covid-19 no país

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesse domingo (17) o fim do estado de emergência sanitária no Brasil, decretado em 2020 em razão da pandemia covid-19. Apesar disso, segundo ele, a medida não significa que o país superou a doença: “Continuaremos a conviver com o vírus”.

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e a capacidade de assistência do SUS, temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, a Espin. Nos próximos dias será editado um ato normativo disciplinando a decisão”, anunciou o ministro durante pronunciamento em rede nacional.

A Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional) permite a tomada de medidas mais rápidas para controle sanitário durante a pandemia, como a compra mais rápida de artigos hospitalares e remédios pela União. Também impacta a imunização com as vacinas cuja aprovação definitiva ainda não foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como a CoronaVac e a Janssen.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.