SaúdeUtilidade pública

Comitê Científico do RS deve divulgar nesta terça-feira nota com recomendações sobre uso de máscara em ambientes abertos

[metaslider id="165178"]

Em reunião virtual realizada nesta segunda-feira (14), o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 decidiu elaborar uma nota com recomendações sobre o uso de máscaras em ambientes abertos no Rio Grande do Sul. O documento construído pelo grupo, que é formado por especialistas em saúde, ciência e tecnologia que ajudam o governo estadual na elaboração de medidas de controle do coronavírus, levará em conta o atual momento epidemiológico da pandemia e deve ser divulgado somente na tarde de terça-feira (15).

A expectativa inicial era de que a equipe se posicionasse a respeito da viabilidade da desobrigação do equipamento ao ar livre após o encontro, iniciado às 17h, o que não ocorreu.

De acordo com Suzi Camey, professora de Estatística e Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que participa do comitê, a nota será elaborada de imediato e submetida aos demais membros para aprovação até o início da tarde de terça, quando deve ser publicada e encaminhada para avaliação do Gabinete de Crise e do governador Eduardo Leite. Ela explica que o grupo decidiu pelo documento para que fique claro em quais situações seria possível ou não desobrigar o uso da máscara e para que todos os participantes tenham a oportunidade de se manifestar.

Bruno Naundorf, coordenador do Comitê Científico, destaca que o órgão, sendo consultivo, fará a “apresentação do atual momento da pandemia e como pode ser tratado o uso de máscara neste contexto”. Sendo assim, a decisão final cabe ao governo do Estado, que pode ou não acatar o posicionamento do grupo. O governador Eduardo Leite já havia declarado, na semana passada, que era favorável às pessoas deixarem de usar as máscaras em espaços abertos. 

Discussão

Em nota divulgada na última quinta-feira (10), a Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI) recomendou a flexibilização, afirmando que “é chegado o momento de flexibilizarmos o uso de máscaras, especialmente para ambientes externos, ventilados”. Para ambientes internos, “o momento é também favorável à flexibilização, devendo esta medida, no entanto, ser individualizada”, segundo o texto. A orientação é para que o equipamento continue sendo utilizado em ambientes hospitalares e por pacientes sob risco de sofrer complicações da covid-19, como imunodeprimidos, doentes com outras comorbidades e idosos.     

Na Capital, o uso do equipamento de proteção em “espaços abertos públicos e privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo” não é mais obrigatório desde a última sexta-feira (11), quando um novo decreto sobre o tema foi publicado. A decisão foi tomada após especialistas em saúde declararem, durante uma reunião com representantes da prefeitura, que eram favoráveis à flexibilização.   

Em seguida, outros municípios gaúchos, como Gravataí, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria, também decidiram permitir que a população circule sem máscaras ao ar livre. Já o município de Carlos Barbosa decidiu pela desobrigação do equipamento tanto em ambientes abertos quanto fechados da cidade, tendo como exceção estabelecimentos de saúde, onde o uso continua obrigatório. 

Estados como Santa Catarina, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo também já flexibilizaram o uso das máscaras. 

Fonte
Rádio Guaíba
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo