SaúdeUtilidade pública

Comitê Científico do RS deve divulgar nesta terça-feira nota com recomendações sobre uso de máscara em ambientes abertos

Em reunião virtual realizada nesta segunda-feira (14), o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 decidiu elaborar uma nota com recomendações sobre o uso de máscaras em ambientes abertos no Rio Grande do Sul. O documento construído pelo grupo, que é formado por especialistas em saúde, ciência e tecnologia que ajudam o governo estadual na elaboração de medidas de controle do coronavírus, levará em conta o atual momento epidemiológico da pandemia e deve ser divulgado somente na tarde de terça-feira (15).

A expectativa inicial era de que a equipe se posicionasse a respeito da viabilidade da desobrigação do equipamento ao ar livre após o encontro, iniciado às 17h, o que não ocorreu.

De acordo com Suzi Camey, professora de Estatística e Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que participa do comitê, a nota será elaborada de imediato e submetida aos demais membros para aprovação até o início da tarde de terça, quando deve ser publicada e encaminhada para avaliação do Gabinete de Crise e do governador Eduardo Leite. Ela explica que o grupo decidiu pelo documento para que fique claro em quais situações seria possível ou não desobrigar o uso da máscara e para que todos os participantes tenham a oportunidade de se manifestar.

Bruno Naundorf, coordenador do Comitê Científico, destaca que o órgão, sendo consultivo, fará a “apresentação do atual momento da pandemia e como pode ser tratado o uso de máscara neste contexto”. Sendo assim, a decisão final cabe ao governo do Estado, que pode ou não acatar o posicionamento do grupo. O governador Eduardo Leite já havia declarado, na semana passada, que era favorável às pessoas deixarem de usar as máscaras em espaços abertos. 

Discussão

Em nota divulgada na última quinta-feira (10), a Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI) recomendou a flexibilização, afirmando que “é chegado o momento de flexibilizarmos o uso de máscaras, especialmente para ambientes externos, ventilados”. Para ambientes internos, “o momento é também favorável à flexibilização, devendo esta medida, no entanto, ser individualizada”, segundo o texto. A orientação é para que o equipamento continue sendo utilizado em ambientes hospitalares e por pacientes sob risco de sofrer complicações da covid-19, como imunodeprimidos, doentes com outras comorbidades e idosos.     

Na Capital, o uso do equipamento de proteção em “espaços abertos públicos e privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo” não é mais obrigatório desde a última sexta-feira (11), quando um novo decreto sobre o tema foi publicado. A decisão foi tomada após especialistas em saúde declararem, durante uma reunião com representantes da prefeitura, que eram favoráveis à flexibilização.   

Em seguida, outros municípios gaúchos, como Gravataí, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Vacaria, também decidiram permitir que a população circule sem máscaras ao ar livre. Já o município de Carlos Barbosa decidiu pela desobrigação do equipamento tanto em ambientes abertos quanto fechados da cidade, tendo como exceção estabelecimentos de saúde, onde o uso continua obrigatório. 

Estados como Santa Catarina, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo também já flexibilizaram o uso das máscaras. 

Fonte
Rádio Guaíba
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.