Policial

Brigada Militar alerta para furto em transformadores de energia

[metaslider id="165178"]

Na tarde desta segunda-feira a Brigada Militar de Ajuricaba foi informada sobre a ocorrência de mais um furto em transformador de energia, este ocorrido na Linha 28, interior.

Segundo o tenente Davi Leonardo Radons, comandante do Pelotão de Ajuricaba, responsável ainda pelo policiamento em Nova Ramada e Bozano, esses furtos têm ocorrido especificamente em ligações particulares. Agricultores e pecuaristas instalam estes equipamentos para alimentação de energia em suas propriedades, dentre elas, tambo de leite, sistemas de irrigação e silos, e os equipamentos estão sendo alvo de furtos.

Houve registro destes furtos nos municípios de Santo Augusto, divisa com Nova Ramada e agora Ajuricaba. A explicação para o aumento desses fatos está relacionada com a estrutura interna desses equipamentos. Cada transformador possui uma bobina de cobre interna imersa em um óleo que é utilizado para fazer o rebaixamento da tensão, ou seja, transformar os cerca de 12.000 volts que chegam pela rede em 110 ou 220 volts que são comumente utilizados em residências. É justamente essa bobina o alo desses furtadores.

Referente aos crimes, serão realizadas ações nos locais que adquirem esses produtos, especificamente cobre. Paralelo a esses furtos, vem ocorrendo ainda furtos de cabos de energia nos pivôs de irrigação, que tem deixado prejuízos significativos para o agronegócio. Considerando a incidência, a polícia acredita que haja uma quadrilha especializada nesse tipo de crime. O prejuízo é significativo para os agricultores ou para os distribuidores de energia, uma vez que o transformador mais barato tem um custo estimado em R$ 5.000,00.

A BM faz essa divulgação com o intuito de alertar sobre o crime propriamente dito, além de alertar que esse cobre poderá ser oferecido no comércio regional, principalmente aos que adquirem produtos recicláveis. Qualquer informação sobre esse crime, comércio de cobre, queima de fios para liberar o cobre, pode ser comunicado à Brigada Militar do seu município.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo