Saúde

Nova vacina: farmacêutica francesa Sanofi anuncia 100% de eficácia contra casos graves e hospitalizações por covid

Empresa afirmou nesta quarta-feira que pedirá autorização para uso nos Estados Unidos e Europa

A gigante farmacêutica francesa Sanofi anunciou, nesta quarta-feira (23), resultados positivos em grande escala de sua vacina anticovid-19, desenvolvida em parceria com o laboratório britânico GSK, após um ano de testes e adiamentos. A tecnologia usada é de proteína recombinante, semelhante à da AstraZeneca.

A Sanofi abandonou, no fim do ano passado, as pesquisas referentes a outra vacina, baseada na tecnologia de RNA mensageiro (RNAm), como as das concorrentes Pfizer/BioNTech e Moderna. A decisão foi tomada porque a farmacêutica considerou que o imunizante chegaria muito tarde ao mercado.

Sobre os resultados da vacina de proteína recombinante – muito mais barata que a de RNAm, por exemplo –, de acordo com o jornal New York Times, duas doses apontaram 100% de eficácia contra casos graves e hospitalizações. O imunizante teve ainda uma eficácia de 75% contra casos moderados e 58% de proteção contra doenças sintomáticas em seu ensaio clínico de fase 3. Embora a eficácia seja menor do que a observada nas vacinas de RNAm, está “em linha com a eficácia esperada da vacina no ambiente atual dominado por variantes preocupantes”, disseram a Sanofi e a GSK, em comunicado.

Ao ser usado como dose de reforço, o imunizante aumentou os níveis de anticorpos em 18 a 30 vezes.

As empresas pretendem submeter a vacina para autorização às autoridades reguladoras nos Estados Unidos e na União Europeia, disseram na quarta-feira.

Se a vacina for autorizada, será o fim de uma longa jornada para ambas as empresas farmacêuticas, que esperavam poder comercializar o medicamento em meados de 2021. Os primeiros obstáculos surgiram com a dosagem correta da vacina e, depois, com a dificuldade de se encontrar pessoas ainda não infectadas, para que os testes fossem confiáveis.

Ainda segundo o NYT, o imunizante da Sanofi foi um dos quatro a receber bilhões de dólares para seu desenvolvimento dentro da Operação Warp Speed, programa do governo de Donald Trump para acelerar o desenvolvimento de uma vacina.

Fonte
GZH
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.