Alfredo HoringArtigos

Artigo – Superando a Crise e os Fatores Psicológicos , por Alfredo Horing

Destaque
  • Alfredo Horing, natural de Nova Ramada, é economista, especialista em Plano Diretor e possui MBA em Gerenciamento de Projetos.

A Crise de 1929 também conhecida como a “Grande Depressão” foi marcada por uma forte recessão econômica mundial do século passado. O evento marcou a decadência do liberalismo econômico e teve como principal causa à superprodução e especulação financeira.

O auge do desenvolvimento econômico mundial ocorre no século XIX, com o avanço da revolução industrial e da grande urbanização social. O pleno emprego e a geração de renda foram os pilares das riquezas das nações por dois séculos consecutivos. 

O fim do modelo econômico ocorre já em meados do século XX, gerando grandes traumas econômicos e depressivos na sociedade capitalista. Fatores psicológicos como a descrença, negativismo, medo e pânico são características clássicas de uma economia com altos índices de desemprego, estagnação econômica, especulação financeira, fome e colapso dos meios de produção. 

Eram comuns os casos de suicídios de empresários, acionistas e investidores em geral, que haviam perdido tudo o que possuíam durante a crise e também por parte de outros civis que haviam endividado e/ou não possuíam forma alguma de sustento devido ao fato de estarem desempregados.

Na época a teoria liberal e a marxista prevaleciam. Um novo modelo desenvolvido pelo Inglês John Maynard Keynes, denominada como teoria Keynesiana, trouxe a economia mundial aos seus eixos. A teoria defendia a intervenção estatal em áreas que as empresas privadas não podem ou não desejam atuar, oposição ao mercado financeiro especulativo, redução de taxas de juros, equilíbrio entre demanda e oferta, garantia do pleno emprego e a introdução de benefícios sociais para a população de baixa renda, a fim de garantir um sustento mínimo.

Já na virada do século XXI, a globalização financeira predominava o capitalista, o modelo altamente concentrador de riquezas, começava a apresentar sinais de esgotamento. E com ele alguns fatores justificam o agravamento da crise durante a pandemia causada pelo Covid-19.

A estagnação econômica, desemprego, inflação e a queda de renda da população mundial, reverteram a tendência de novos investimentos globais. As incertezas e a falta de garantias tiram bilhões de dólares em investimentos na economia mundial. No Brasil, a desconfiança sobre o futuro politico, agravamento da pandemia, gastos sem controle da máquina pública, e falta de uma política fiscal e crescimento consistente, são elencados como fatores que emperram o avanço da economia.

Ao certo não é possível afirmar em qual estágio da crise vivemos e nem quanto tempo esta permanecerá influenciando a economia mundial. Sabemos que a crise tem um grande impacto sobre a saúde mental do ser humano, porém é constatado que uma grande crise sempre representa uma nova oportunidade. 

Para Marco Callegaro, psicólogo e presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL), a adversidade deve ser encarada como um grande motor de mudanças. “Quando passamos por dificuldades construímos novas estruturas internas e nos tornamos mais fortes”, destaca o psicólogo. Segundo ele, a atividade física, o sono adequado e a alimentação equilibrada são três fatores que não podem ser deixados de lado nestes momentos estressantes.

Fatores econômicos corriqueiros da sociedade contemporânea moderna geram grandes inseguranças, ansiedades, estresses e até descréditos em melhora dos indicativos de desenvolvimento. O momento é de olhar para frente olhando também às experiências do passado e nelas buscar algumas respostas e ações para sair da crise, retomando o crescimento econômico, melhorando o bem estar e a saúde da sociedade.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.