Ajuricaba decreta Situação de Emergência e danos superam R$ 100 milhões
Após o município reunir os dados exigidos pela Defesa Civil Estadual, o prefeito em exercício Paulo Dolovitsch definiu pelo decreto de Situação de Emergência devido a estiagem.
Conforme esclarece Dolovitsch, existia pedidos para decretar anteriormente, porém não tínhamos requisitos suficientes para o reconhecimento.
“As perdas econômicas são enormes, como todos sabem, porém é obrigatório para homologação ter o dano humano, ou seja, fome ou falta de agua para o consumo humano. Nós havíamos ampliado rede e solucionado problemas para diversas famílias quando da estiagem em outros anos, por isso não decretamos tão rápido como no passado. Mas nesta semana teve casos de falta de água, então vamos decretar. Somos responsáveis pelos atos, pois seria pior se decretássemos antes e não seria reconhecido pelo Estado e governo federal. De certa forma os produtores seriam enganados. Agora temos os critérios”, explica o prefeito.
O decreto auxilia os produtores na renegociação das dívidas e perdão da dívida do troca-troca. “Ainda vamos atrás de recursos para atender as famílias que mais sofreram com a estiagem. Vamos pressionar as esferas do governo estadual e federal para conseguir algo”, completa.