Defesa Civil regional realiza encontro para orientar sobre decreto de situação de emergência
O prefeito em exercício Paulo Dolovitch, o coordenador da Defesa Civil, Josemar Martins, o presidente da Câmara de Vereadores, Milton Stephanini e o engenheiro da Emater, Aluizio Treméa, estiveram em um encontro com a coordenação regional da Defesa Civil para receber orientações e informações sobre o atual momento de estiagem, bem como as informações sobre a real necessidade de decretar situação de emergência.
O sargento Oliveira, da Defesa Civil, destaca que o Estado só irá homologar e o governo federal reconhecer o decreto se houver comprovação por laudos de danos humanos por decorrência da estiagem. Outra rubrica a ser identificada é danos econômicos, que já são enormes e facilmente comprovados.
O coordenador da Defesa Civil em Ajuricaba, Josemar Martins, destaca que o município está entre as duas questões. “Temos muitos danos econômicos, porém não obtemos registros de danos humanos, que é falta de água para o consumo humano ou perda de postos de trabalho, devido à estiagem. Sabemos da agonia dos produtores, mas de nada adianta decretarmos se não tivermos a situação reconhecida. Sabemos dos anseios, mas temos de ser responsáveis”, destaca ele, afirmando que em outros períodos, estiagens menos duradouras, havia registro de falta de água para o consumo humano. Porém, na estiagem de 2019/2020, foram feitos mais de cinco mil metros de rede de água, atendendo famílias que estavam com dificuldade e que agora melhoraram a situação, não mais registrando a falta de água.
O prefeito em exercício Paulo Dolovitsch salienta que está sendo monitorada a situação a cada dia e se houver agravamento da situação, será decretada a situação de emergência devido a crise hídrica.