Alfredo HoringArtigos

Artigo: Economia brasileira em 2022 e seu bolso, por Alfreto Horing

Destaque
  • Alfredo Horing, natural de Nova Ramada, é economista, especialista em Plano Diretor e possui MBA em Gerenciamento de Projetos.

A recuperação econômica ocorrida em 2021 está desacelerando por conta de incertezas fiscais e no campo político que foram preocupantes ao longo do ano. A inflação, encerrando o ano acima dos 10% e a alta taxa de desemprego, com perda considerável na renda real também contribuíram.

O ano de 2022 será impactado pela política monetária mais restritiva aqui no Brasil e no mundo para conter a inflação que está alta mundialmente. Os juros mais caros inibem o crédito e o consumo de bens imóveis, eletrodomésticos e veículos.

A desoneração da folha de pagamento editada por uma medida provisória pelo governo federal é lida pelo mercado financeiro, como medida necessária para conter demissões e promover novas contratações, para um desemprego que atinge mais de 12 milhões de brasileiros. Por outro lado, ao isentar a obrigatoriedade da contribuição previdenciária de 20% sobre a folha dos empregados, para uma taxa de 1 a 4% sobre o faturamento da receita bruta, abre um rombo nas contas do governo, que dificilmente serão compensadas.

A previsão para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2022 é de 5,02%, abaixo do IPCA de 2021, que fechou acumulado em 10,42%, o maior acumulado de um ano desde 2015 (10,41%).

Já em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) as projeções foram reduzidas, para 0,51%, que indica uma recessão técnica.

A projeção para a taxa de juros SELIC 2022, indicada pelo Banco Central ficara acima de 11,25% ao ano, medida restritiva que encarece o crédito individual, agrícolas, pessoal e das empresas. Por outro lado, para o poupador vem favorecer a manutenção de sua carteira.

Preço alto do petróleo que puxou a inflação de 2021 pode estar com seu ciclo em exaustão, ou seja, se prevê a manutenção dos preços atuais acalmando o mercado, porém mesmo que ocorram investimentos e o aumento da produção da OPEP – Organização dos Países Produtores de Petróleo e parceiros, a tendência é da manutenção dos preços atuais pelo crescimento do consumo mundial pós-pandemia. 

Já para os preços das commodities agrícolas, tão importantes para a região, projeta-se uma estabilização de preços, à medida que passe a haver condições de abastecimento satisfatórias, porém com um abastecimento ao limite da produção, causado por alguma interferência como o clima, pode deixar esse mercado muito nervoso e volátil, buscando valores em reais jamais vistos. Um estopim para aumento de preços e inflação. 

Não se espera muito para ativar o crescimento da economia brasileira em 2002, no que depender das medidas lançadas até o presente momento pelo governo federal, como o Auxilio Brasil e a revisão do salário mínimo nacional. O Auxilio pagará R$ 400,00 aos cadastrados nos programas do governo, já o IPC foi o índice usado para a revisão do salário mínimo em 10%, que passou a ser de 1.212,00. Para os especialistas as medidas são necessárias para frear a fome no país, mas medidas mais contundentes, na área fiscal e nos cortes de gastos com a máquina pública poderão fazer parte de uma agenda saudável ao país.

Que não podemos deixar de registrar é a voracidade da arrecadação da máquina pública, no que se refere aos indicies usados para os aumentos das taxas, contribuições e impostos. E nessa lista entra o imposto dos veículos automotores no RS, com uma variação acima de 20% pelo valor da FIPE. Lembrando que a receita do IPVA é repartida em 50% do Estado e 50% dos Municípios. Já para quem paga o IPTU em Municípios que tem o fator de atualização previsto em lei pelo IGP-M, o acumulado do ano chegou aos 17,89%. Então prepare seu bolso.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.