Saúde

Covid-19: 90% do público-alvo já tomou 1ª dose da vacina

Dos 213,3 milhões de brasileiros, apenas 177 milhões são vacináveis, já que o público-alvo considera crianças a partir de 12 anos

Depois de quase um ano após a primeira vacina contra a covid-19 ser aplicada em território nacional, o Brasil alcançou, nesta quinta-feira (2/12), a marca de 90% do público-alvo vacinado com a primeira dose da vacina do novo coronavírus. Ao todo, 159,3 milhões de brasileiros iniciaram o ciclo vacinal contra a doença, ou 74,6% de toda a população brasileira — estimada em 213,3 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Destes 213,3 milhões, 177 milhões de brasileiros são vacináveis, já que o público-alvo considera crianças a partir de 12 anos, idade para qual está aprovada, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a aplicação de alguma vacina contra a covid-19 no Brasil. No caso, o imunizante da Pfizer é o único disponível para menores de 18 anos. 

A vacinação contra a covid-19 é responsável pela queda na média de casos e óbitos pela doença. O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 372,5 milhões de vacinas para estados e o Distrito Federal e, em 2022, planeja reforçar a imunização de todos os brasileiros com mais de 18 anos. Para isso, a pasta contabiliza 354 milhões de imunizantes.

A dose de reforço já começou a ser aplicada em idosos, profissionais de saúde, pessoas imunosssuprimidas e, recentemente, foi ampliada para toda a população adulta brasileira. Até o momento, 14,1 milhões de pessoas já receberam a dose adicional da vacina.

“Queremos que cada um dos brasileiros que estão aptos a receber a vacina procure livremente as nossas salas de vacinação. São 38 mil salas espalhadas por todo o Brasil, e os profissionais de saúde deram um verdadeiro show. É por isso que nós temos uma queda sustentável no número de casos e óbitos. Nós conseguimos reduzir uma média móvel de óbitos superior a três mil óbitos por dia para uma média inferior a 250 casos. Essa é a força do nosso SUS”, apontou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Fonte
Correio Brasiliense
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.