Conferência Intermunicipal da Amuplam dá início aos debates da Conae

Em regime de colaboração entre os Fóruns Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Educação, e o Conseme Amuplam – Conselho dos Secretários Municipais de Educação, foi realizada na última quinta-feira a primeira etapa da Conferência Intermunicipal da Amuplam.
O evento aconteceu através do YouTube e teve como mediadora Theila Costa Beber, Presidente do Fórum Municipal de Educação de Pejuçara.
O prefeito de Ajuricaba e vice-presidente da Amuplam, Ivan Chagas, representou os demais prefeitos e ressaltou a importância dos avanços e das adaptações na educação nestes novos tempos, além dos desafios diários para qualificar cada vez mais a nossa educação. Ele destacou, ainda, a importância desses espaços abertos de discussão das políticas públicas educacionais.
A palestra da conferência foi proferida pela professora Fabiane Bitello Pedro, Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Uncme-RS). A Conae tem como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.
A Conae objetiva propor discussões a respeito da educação e apontar os caminhos para políticas públicas com investimentos à educação, bem como avaliar os PME – Planos Municipais de Educação e o PNE – Plano Nacional de educação, projetando sugestões para o próximo Plano de 2024 a 2034.
A palestrante apresentou um panorama dos eixos que integram o documento orientador da CONAE 2022, que nortearão as discussões nos espaços municipais, estaduais e nacional, com a possibilidade de emendas aditivas, supressivas ou substitutivas.