Saúde

RS é o primeiro Estado a alcançar 15% da população imunizada por completo contra a covid-19

Na tarde desta segunda-feira (21), o Rio Grande do Sul se tornou o primeiro Estado do país a atingir o patamar de 15% da população com imunização completa contra o coronavírus. A atualização das 16h21min do painel estadual de vacinação indicou que 1.700.241 gaúchos já receberam as doses necessárias para a produção máxima de anticorpos contra o vírus, entre todos os 11,3 milhões de habitantes.

Até esse horário, a média nacional de cobertura vacinal estava em 11,5%, em um ranking em que o segundo lugar era ocupado pelo Mato Grosso do Sul, com um índice de 14,1%. Para o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) e titular da pasta no município de Canoas, Maicon Lemos, dois fatores contribuem desde o início da campanha contra a covid-19 para deixar o Rio Grande do Sul na liderança.

Um deles foi a rápida mobilização da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e das prefeituras para distribuir e aplicar os primeiros lotes disponíveis, ainda em janeiro.

– Começamos rapidamente o processo vacinal, assim que a vacina chegou ao Estado, com os municípios se mobilizando por meio de diferentes estratégias para aplicar o quanto antes as primeiras doses. Isso, por consequência, acelerou também a aplicação das segundas doses – avalia Lemos.

Outro ponto favorável é a agilidade na tomada de decisões por parte da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne Estado e municípios e orienta a aplicação de cada lote enviado pelo Ministério da Saúde. 

– A rapidez das resoluções da CIB, definindo quem será atendido a cada remessa, e o apoio aos secretários de Saúde, tirando dúvidas sobre como proceder, contribui para essa maior agilidade – complementa Lemos. 

Disponibilidade de vacinas limita avanço maior

O principal limitador, até o momento, para um andamento mais rápido da companha contra o coronavírus é a disponibilidade de vacinas. A média de aplicações diárias, desde o começo da imunização, em 18 de janeiro, é de 38,3 mil. Mas o Estado tem estrutura para oferecer bem mais do que isso: em 20 de maio, por exemplo, os municípios aplicaram 111,4 mil doses – número mais alto em 24 horas notificado até o momento. Há expectativa de que, nos próximos meses, a quantidade dos envios feitos pelo Ministério da Saúde siga aumentando. 

A estimativa para se alcançar a imunidade coletiva e frear a transmissão do coronavírus é de algo ao redor de 70% da população com esquema vacinal completo. No Rio Grande do Sul, isso corresponderia a 7,93 milhões de pessoas atendidas com as doses necessárias. Até a tarde desta segunda, 4,2 milhões tomaram a aplicação inicial, e 1,7 milhão completaram o esquema vacinal. Restaria atender 6,2 milhões de gaúchos com a injeção complementar.

Via
Zero Hora
Fonte
Zero Hora
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.