Saúde

Esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Ajuricaba referente a vacinação contra Covid-19

Muitas dúvidas estão surgindo referente a vacinação contra Covid-19 em todo país, não sendo diferente em nosso município. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, todos os municípios do Brasil foram orientados a seguir o Plano Nacional de Vacinação, de forma prática o Plano Nacional de Operacionalização da vacinação (PNO) e nosso município seguiu estas orientações.

Conforme divulgado, o PNO iniciou a vacinação com grupos prioritários, assim seguido no nosso município. Porém, quando chegamos no grupo de comorbidades e caminhoneiros, alguns estados permitiram que os municípios reduzissem a vacinação por idade paralelo aos grupos prioritários, sendo que muitos municípios guardaram essas vacinas dos grupos para vacinarem por idade.

PATROCINADO - A NOTÍCIA CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em nosso município, preconizamos sempre por “Vacina eficaz é vacina no braço”, tão logo recebíamos as remessas de vacinas, já eram aplicadas conforme orientação do público alvo, seguindo rigorosamente o PNO contra Covid-19, com os grupos prioritários. Felizmente nesta semana encerramos os grupos prioritários, graças ao trabalho árduo de toda equipe de imunização do nosso município, com mais de 2.900 pessoas imunizadas com pelo menos primeira dose.

Temos em nosso município uma população de aproximadamente 5.900 pessoas acima de 18 anos que podem receber a vacina contra Covid-19, nesta semana chegamos a uma marca de 2.900 pessoas já vacinadas com pelo menos primeira dose, totalizando 49,15% da população apta a receber a vacina.

Consequentemente com o avanço da vacinação em nosso município com os grupos prioritários, muitas pessoas entre 18 a 59 anos já receberam a vacina por estarem nesses grupos, desta forma, a partir da próxima semana quando estaremos vacinando apenas por idade, com redução gradativa da faixa etária, essa redução será bem mais rápida, por termos muitas pessoas já vacinadas.

Devido a celeridade na aplicação das doses de vacina contra Covid-19 recebidas, com praticamente 50% da população acima de 18 anos com pelo menos primeira dose, uma ampla fiscalização dos protocolos de distanciamento social e rigidez nos isolamentos dos casos positivos ou suspeitos de Covid-19, podemos visualizar uma certa estabilidade da pandemia em nosso município.

Reforçamos, a partir da próxima semana a vacinação contra Covid-19 será por idade, acompanhe as faixas etárias que estarão sendo vacinadas e, vacine-se. Lembrando, precisamos manter o distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos para vencermos essa luta.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ajuricaba está empenhada nessa campanha para vacinarmos a população o mais rápido possível.

Cuidem-se.

PATROCINADO - A NOTÍCIA CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo