Rural

Cultivo de tilápia e outras espécies é liberado no Estado

Foi aprovado na terça-feira, dia 25 de maio, o Projeto de Lei 78/2021, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Estado do Rio Grande do Sul. A proposição recebeu 39 votos favoráveis e 10 contrários. O deputado Clair Kuhn (MDB) e ex-presidente da Emater, foi um dos líderes que defendeu a iniciativa na Câmara.

O projeto beneficia de forma direta os produtores de peixe de Ajuricaba, bem como o beneficiamento. Assim, peixes como a tilápia, poderá ser produzida de forma legal no município e não mais na clandestinidade.

O prefeito Ivan Chagas comemorou a edição da medida e destacou que era uma luta antiga da administração, pois a tilápia é considerado o carro chefe para produtores, bem como o seu filé entre os preteridos.

Josemar Martins, Coordenador de Gabinete, juntamente com a coordenadora regional do MDB, vereadora de Panambi Merilin Timmermann Dessbesell, esteve em audiência com o deputado e ex-presidente da Emater, Clair Kun, no início do mês quando o tema foi pauta.

A legislação irá fomentar a atividade e garantir segurança jurídica aos criadores de peixes, crustáceos, moluscos, algas e outros organismos que vivem em ambientes aquáticos. “Essa vitória é resultado de uma luta antiga, da qual faço parte. Inclusive, quando presidi a Emater, esse tema sempre esteve entre as nossas prioridades. Sabemos da capacidade do nosso Estado em ampliar a participação no mercado no setor aquícola e estaremos juntos incentivando alternativas que mantenham nossos jovens no campo”, destacou o deputado Clair.

De acordo com ele, o setor oferece um amplo mercado a ser explorado. Como exemplo, ele citou que 90% da tilápia consumida no Estado vem de fora. Além disso, o ganho com a espécie vai além da alimentação, mas também para fins . “A pele serve para fazer bolsas e outros acessórios e ela expele uma resina que é usada no tratamento para queimaduras”, exemplificou.

O parlamentar, ex-presidente da Emater, citou que a instituição tem uma normativa para criar o tanque escavado, com recursos para essa técnica usada na aquicultura, e conhecimento para orientar o produtor. “A Emater tem a capacidade, a tecnologia e as regras ambientais necessárias e já vem desenvolvendo isso há muito tempo. Temos sim que dar oportunidade, regrar como estamos fazendo agora, e com isso vamos ter uma agricultura cada vez mais forte, diversificada e com qualidade e renda no bolso. Nenhum jovem fica no campo se não tiver renda”, completou Clair.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.