Saúde

Coronavac: Saúde recebe nova remessa e finalizará aplicação de segundas doses em atraso nesta quinta-feira

[metaslider id="165178"]

A Secretaria Municipal de Saúde informou hoje que recebeu nova remessa para finalizar a aplicação da segunda dose da Coronavac. As doses, que deveriam ter sido aplicadas na população há cerca de 20 dias, sofreram com atraso na produção devido à falta de matéria-prima.

Conforme a Saúde, a nova remessa será suficiente para colocar em dia todas as doses em atraso. A população deve ir à Sala de Vacinas da Unidade de Saúde 02 nesta quinta-feira (20), das 13h30 às 16h, para fazer a vacina.

Mesmo com atraso, segunda dose da vacina deve ser tomada

De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o médico pediatra Renato Kfouri, quem não conseguiu tomar a segunda dose no momento agendado deve tomar assim que possível. Kfouri frisou ainda que nenhuma dose é perdida.  

“Nestes casos, onde o atraso ocorreu, essa vacinação deve acontecer o mais rápido possível, para que esse esquema seja finalizado o quanto antes. Não há nenhuma informação de que doses aplicadas e que eventualmente não completadas sejam perdidas, muito pelo contrário, o que as vacinas nos ensinam ao longo de décadas de sua utilização, é que nenhuma dose é perdida, o esquema começado só deverá ser completado, jamais reiniciado”, frisa o médico. 

Essa é também é a orientação do Ministério da Saúde, que reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença. As recomendações estão em uma nota técnica, divulgada no fim de abril pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo