Educação

Aulas na rede municipal devem retornar em 8 de março

Em reunião realizada na semana passada na sede do CISA em Ijuí, os prefeitos da região da Amuplam (Associação dos Municípios do Planalto Médio), discutiram sobre o retorno das aulas na rede municipal no ano letivo de 2021.

Após debate, ficou sinalizado que a previsão de início das aulas presenciais é no dia 8 de março, juntamente com as escolas estaduais. A Secretaria Municipal de Educação de Ajuricaba já vinha se organizando para que o retorno às aulas de toda a rede municipal ocorresse a partir do dia 22 de fevereiro.

Conforme a decisão dos prefeitos, inicialmente, o início do ano letivo de forma presencial vai acontecer apenas para os alunos em idade obrigatória. O planejamento para o retorno no município de Ajuricaba é o seguinte: No dia 8 de março, iniciam os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. No dia 9 de março, Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No dia 15 de março, Pré 1 e Pré 2. Ainda não há data definida para a volta das aulas presenciais nas creches, nos berçários e maternais (crianças de 0 a 3 anos).

Ajuricaba seguirá o modelo híbrido de ensino, que mescla aulas presenciais e online, com alternância dos alunos na escola (metade numa semana e metade na outra semana), para contemplar todos os estudantes e manter o distanciamento social, diminuindo os riscos do contágio do novo coronavírus. Inicialmente, as aulas terão duração de três horas, para disponibilizar um tempo maior para a higienização dos espaços escolares e também para o envio das atividades aos alunos que estarão em casa. O horário de início e término das aulas será definido nas próximas semanas, já que a organização depende de um diálogo com os diretores das escolas estaduais, devido ao transporte escolar.

Todas as escolas da rede municipal estão com o Plano de Contingência aprovados desde o final do ano passado para o retorno das aulas presenciais. Na quarta-feira pela manhã a equipe da Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião de planejamento do ano letivo com as diretoras das escolas da rede municipal. Uma formação para os servidores da educação também será realizada antes do início do ano letivo.

Para que os filhos voltem às aulas presenciais, os pais também terão que assinar um termo de consentimento.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo