Meio ambiente

Brigada Militar flagra crime ambiental em Ajuricaba

O flagrante de crime ambiental pode ser visto por quem passa pela RS 514, próximo a Linha 11 Norte, divisa dos municípios de Ajuricaba e Ijuí.

Conforme o Segundo Inventário Nacional Florestal, realizado no ano de 2018 pelo Serviço Florestal Brasileiro, Ijuí e Ajuricaba possuem 2% e 1%, respectivamente, da cobertura florestal natural.

É neste cenário de pouca preservação, que no ano de 2020, constatamos a irresponsabilidade de algumas pessoas com relação ao meio ambiente e seu cuidado. Talvez motivados pelo preço da soja, muitos se esquecem da importância da mata nativa para o ecossistema, destaca o Tenente Leonardo, comandante da Brigada Militar de Ajuricaba.

Um passeio pelo Google Maps, é um exercício que cada cidadão pode fazer para reflexão e perceber que a plantação da soja está avançando sobre a mata ciliar de nossos rios, comprometendo a vida aquática, além da qualidade da água que abastece as casas das pessoas que vivem no perímetro urbano.

Após a constatação do crime, a Patrulha Ambiental do município de Cruz Alta esteve no local, constatando a gravidade e fazendo o levantamento do dano à floresta, sendo que o proprietário e responsáveis pelo desmatamento e dessecamento das árvores serão responsabilizados criminalmente e civilmente pelos danos ambientais.

“É sabido que hoje existem as áreas de reserva legal em quase todas as propriedades rurais, de modo que os proprietários são responsáveis pela manutenção das mesmas”, comenta Leonardo. “A Brigada Militar estará fiscalizando os crimes ambientais dessa natureza, a fim de preservar o pouco que resta de nossas matas nativas”, finaliza.

A Brigada Militar pode ser comunicada ou solicitada através do telefone 9 9699-5596.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo