Rural

Focos de gafanhotos são identificados em Santo Augusto e região

[metaslider id="165178"]

Com informações da rádio Querência e Metsul.

Se a seca já estava preocupando o produtor rural da nossa região, neste final de semana mais um problema surgiu.

Segundo relatos de produtores de Santo Augusto e São Valério do Sul, foram avistados focos de gafanhotos que estão atacando as lavouras de soja. Os registros dos insetos foram feitos em lavouras nas localidades de Pinhalzinho e São Bento que ficam em São Valério do Sul. Também houve registro dos insetos nas localidades de Santo Antônio e São Valentim em Santo Augusto.   As informações e as fotos foram repassadas pelo vice-presidente do STR de Santo Augusto Luiz Carlos Pommer.

A Inspetoria Veterinária de Santo Augusto informou que recebeu apenas uma notificação e acionou o Departamento de Produção Vegetal do Estado para avaliar a situação. Segundo a Técnica Agrícola Ângela Samborski, os insetos vistos aqui na região são de espécies diferentes dos que estão na fronteira do Brasil com a Argentina – esses daqui tem uma coloração verde, os que estão na Argentina são marrons.

Ângela ressaltou que as pessoas que notarem focos de Gafanhotos devem entrar em contato com a Inspetoria através do telefone 3781 3236 o mais breve possível.
Gafanhotos São vistos novamente na divisa do RS com a Argentina

Um novo surto de gafanhotos na Argentina é monitorado novamente pelos fiscais da Secretaria Estadual da Agricultura (Seapdr). Embora os insetos estejam próximos 20 quilômetros da fronteira com Porto Xavier (há ocorrências em Itacaruaré e Campo Vieira, província de Misiones), não há risco iminente de migração para o Estado, segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti.

Gafanhotos na fronteira colocam o Rio Grande do Sul em alerta

Espécie é menos voraz que a que se aproximou em junho e se movimenta mais lentamente. Tempo seco e quente das últimas semanas na região favoreceu aparecimento dos insetos.

A aproximação de uma nuvem de gafanhotos pelo Nordeste da Argentina e chegou à província de Corrientes e depois foi dizimada em Entre Rios, a cerca de 90 quilômetros a Oeste de Quaraí, colocou em alerta o Rio Grande do Sul no inverno. 

Agora, com o tempo seco e quente, e a estiagem das últimas semanas, uma nova ocorrência de gafanhotos deixa o Rio Grande do Sul em atenção. E desta vez os gafanhotos estão muito mais perto da nossa fronteira.

Gafanhotos foram observados perto da fronteira com Porto Xavier, no Noroeste gaúcho, nas localidades argentinas de Itacaruaré e Campo Vieira, na província de Misiones). 

Os gafanhotos são da espécie Chromacris speciosa, que têm se alimentado de mata nativa, plantas daninhas e erva-mate no lado argentino, mas têm baixa mobilidade e não são tão vorazes, diferentemente da espécie de insetos que há quatro meses se movimentavam rapidamente e ameaçavam invadir em massa as plantações gaúchas. 

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul afirma que há menos motivo para preocupações, embora a vigilância continue em alerta com a proximidade dos insetos da Fronteira Oeste. 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo