Rural

Focos de gafanhotos são identificados em Santo Augusto e região

Com informações da rádio Querência e Metsul.

Se a seca já estava preocupando o produtor rural da nossa região, neste final de semana mais um problema surgiu.

Segundo relatos de produtores de Santo Augusto e São Valério do Sul, foram avistados focos de gafanhotos que estão atacando as lavouras de soja. Os registros dos insetos foram feitos em lavouras nas localidades de Pinhalzinho e São Bento que ficam em São Valério do Sul. Também houve registro dos insetos nas localidades de Santo Antônio e São Valentim em Santo Augusto.   As informações e as fotos foram repassadas pelo vice-presidente do STR de Santo Augusto Luiz Carlos Pommer.

A Inspetoria Veterinária de Santo Augusto informou que recebeu apenas uma notificação e acionou o Departamento de Produção Vegetal do Estado para avaliar a situação. Segundo a Técnica Agrícola Ângela Samborski, os insetos vistos aqui na região são de espécies diferentes dos que estão na fronteira do Brasil com a Argentina – esses daqui tem uma coloração verde, os que estão na Argentina são marrons.

Ângela ressaltou que as pessoas que notarem focos de Gafanhotos devem entrar em contato com a Inspetoria através do telefone 3781 3236 o mais breve possível.
Gafanhotos São vistos novamente na divisa do RS com a Argentina

Um novo surto de gafanhotos na Argentina é monitorado novamente pelos fiscais da Secretaria Estadual da Agricultura (Seapdr). Embora os insetos estejam próximos 20 quilômetros da fronteira com Porto Xavier (há ocorrências em Itacaruaré e Campo Vieira, província de Misiones), não há risco iminente de migração para o Estado, segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti.

Gafanhotos na fronteira colocam o Rio Grande do Sul em alerta

Espécie é menos voraz que a que se aproximou em junho e se movimenta mais lentamente. Tempo seco e quente das últimas semanas na região favoreceu aparecimento dos insetos.

A aproximação de uma nuvem de gafanhotos pelo Nordeste da Argentina e chegou à província de Corrientes e depois foi dizimada em Entre Rios, a cerca de 90 quilômetros a Oeste de Quaraí, colocou em alerta o Rio Grande do Sul no inverno. 

Agora, com o tempo seco e quente, e a estiagem das últimas semanas, uma nova ocorrência de gafanhotos deixa o Rio Grande do Sul em atenção. E desta vez os gafanhotos estão muito mais perto da nossa fronteira.

Gafanhotos foram observados perto da fronteira com Porto Xavier, no Noroeste gaúcho, nas localidades argentinas de Itacaruaré e Campo Vieira, na província de Misiones). 

Os gafanhotos são da espécie Chromacris speciosa, que têm se alimentado de mata nativa, plantas daninhas e erva-mate no lado argentino, mas têm baixa mobilidade e não são tão vorazes, diferentemente da espécie de insetos que há quatro meses se movimentavam rapidamente e ameaçavam invadir em massa as plantações gaúchas. 

A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul afirma que há menos motivo para preocupações, embora a vigilância continue em alerta com a proximidade dos insetos da Fronteira Oeste. 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.