Educação

Aulas da rede municipal estão suspensas por tempo indeterminado em Ajuricaba

Em nota de esclarecimento conjunta emitida nesta semana pela Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, a população foi informada de que as aulas na rede municipal de ensino não tem prazo para serem retomadas.

A nota esclarece que Ajuricaba se encontra no pico do contágio com o novo coronavírus (Covid-19), além de não estar há pelo menos duas semanas fora da bandeira vermelha.

Leia a nota na íntegra abaixo.

[box type=”note” align=”” class=”” width=””]

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde, setor de vigilância em Saúde, e a Secretaria Municipal de Educação vem através desta nota esclarecer algumas questões referentes a volta das atividades escolares no ano de 2020.

Segundo dados epidemiológicos do Município de Ajuricaba/RS, até o momento temos 33 casos positivos de Covid-19 e 38 pacientes em isolamento. Estes números estão crescendo progressivamente, pois a equipe responsável pelos atendimentos de casos suspeitos de COVID-19 está atendendo um número expressivo de pacientes es testando praticamente todos. Portanto, o perfil epidemiológico do município nos indica que estamos no pico de transmissão do vírus.

Embora nos encontramos hoje na classificação de bandeira laranja, é descrito no protocolo estadual que cada região, para estabelecer retorno das atividades escolares, precisa, necessariamente, permanecer duas semanas consecutivas na bandeira laranja e/ou estar na bandeira amarela.

Deste modo, e em conjunto com a decisão da Associação dos Municípios do Planalto Médio (AMUPLAM), fica SUSPENSA a retomada das atividades escolares presenciais nas escolas de ensino público municipal, por tempo indeterminado. Fica a critério de cada município avaliar o cenário epidemiológico e regional, juntamente com a Vigilância em Saúde Municipal e Secretaria de Saúde, para qualquer modificação no protocolo da educação.

Haja vista que as instituições de ensino particulares podem optar por retornar as atividades, mediantes protocolos de saúde e segurança instaurado pelo Município e Estado, que devem ser cumpridos na sua totalidade, garantindo saúde e segurança dos alunos e colaboradores. Estas medidas serão fiscalizadas e exigidas pela fiscalização sanitária municipal. Também é de obrigatoriedade que as instituições de ensino instaurem um Centro de Operações de Emergência (COE) e elaborem um Plano de Contingência, que deve passar por aprovação da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde e COE da SMS.

Sendo o que tinha para o momento, subscrevo.

Anelise Appel Schneider,
Coordenadora Técnica do Serviço de Vigilância em Saúde.

Tarciana Raquel Moraski,
Secretária Municipal de Saúde.

Damaris Rubert,
Secretária Municipal de Educação.

[/box]

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.