Utilidade pública

Executivo volta a proibir atendimento noturno em bares e restaurantes

Regime de tele-entrega poderá funcionar normalmente

Com novo aumento no número de casos e a entrada da região na bandeira vermelha do distanciamento controlado no Rio Grande do Sul, o município de Ajuricaba editou novamente o Decreto Municipal que trata da pandemia do Covid-19.

No primeiro decreto, de março, os estabelecimentos comerciais foram proibidos de realizar o atendimento presencial do público. Em maio, o Executivo cedeu e permitiu que bares e restaurantes abrissem à noite, respeitando a capacidade máxima de 50% de lotação do espaço.

Agora, o novo decreto volta a proibir a abertura dos bares e restaurantes no período noturno, sendo permitido somente o regime de tele-entrega ou de retirada de produtos. Ainda, no período diurno, que compreende o horário das 5 às 18 horas, o limite de clientes é estabelecido em 35% da capacidade, com distanciamento de mesas em 2 metros.

Igrejas, templos e locais de celebrações religiosas também tem alterado a capacidade máxima permitida. Antes o limite era estabelecido em 25%, agora, em 15% da capacidade máxima.

Leia abaixo a nova redação do Decreto Municipal n° 5.633, de 01/09/2020, disponível também neste link.

[box type=”note” align=”” class=”” width=””]

DECRETO MUNICIPAL Nº 5.633, DE 01/09/2020
ALTERA A REDAÇÃO DO DECRETO-EXECUTIVO Nº 5.597 DE 30 DE MARÇO DE 2020.

O PREFEITO MUNICIPAL DE AJURICABA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso de suas atribuições conferidas pela Lei Orgânica do Município de Ajuricaba/RS, e,

CONSIDERANDO o Decreto Estadual nº 55.240, de 10 de maio de 2020, que institui o Sistema de Distanciamento Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), no âmbito do Rio Grande do Sul,

CONSIDERANDO que a 13ª região optou por elaborar um Plano de Cogestão da região, que intermedia a bandeira laranja e a vermelha, ficando a critério do município e do seu quadro epidemiológico restringir algumas atividades,

CONSIDERANDO o aumento de casos de covid-19 em nossa municipalidade e que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Município;

DECRETA
Art. 1º Fica incluído na redação do art. 2º do Decreto-Executivo nº 5.597 de 30 de março de 2020, o §ª 7º que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 2º […]
§ 7º fica instituído como medida excepcional o Recolhimento Domiciliar Noturno Programado em todo território Municipal no horário compreendido das 23h às 5h com a finalidade de diminuir a circulação de pessoas em vias públicas.
I – Fica permitida a circulação somente de trabalhadores a serviço das atividades essenciais, e nos casos de necessidade e urgência devidamente comprovados.”Art. 2º Fica alterada a redação dos § 1º, § 2º e § 3º do art. 3º do Decreto-Executivo nº 5.597 de 30 de março de 2020, sendo que os demais dispositivos do artigo mencionado permanecem inalterados
“CAPÍTULO I – DOS EMPREENDIMENTOS PRIVADOS

Art. 3º […]
§ 1º Os estabelecimentos comerciais somente poderão funcionar no horário compreendido entre as 7h e às 18h, em todo o território municipal, sendo que após este horário os restaurantes, bares. lancherias e similares deverão obrigatoriamente atender ao público por meio de tele entrega, “take away” ou retirada em balcão, ficando o estabelecimento responsável pelo cumprimento das normas sanitárias expressas neste Decreto bem como na Portaria SES nº 319 de 2020.
I – O número de clientes dentro do estabelecimento não poderá exceder a 50 % da sua capacidade para que o ingresso no estabelecimento seja em número proporcional à disponibilidade de atendimento, a fim de evitar aglomerações.
II – Diminuir o número de mesas ou estações de trabalho ocupadas no estabelecimento de forma a aumentar a separação entre elas diminuindo o número de pessoas no local e garantindo o distanciamento interpessoal de no mínimo 2 metros.
III – Demais medidas estabelecidas na Portaria SES nº 319 de 2020.
§ 2º O consumo de bebidas e alimentos no interior de restaurantes, bares, padarias, lancherias e similares ficam permitidos observando-se o disposto no artigo 4º deste Decreto, devendo, a atividade, ser realizada preferencialmente por meio de retirada em balcão, serviço de tele entrega e entrega em domicílio, sendo obrigatório o uso de EPI pelo funcionário.
I – O consumo de produtos no interior de restaurantes, bares, padarias, lancherias e similares ficam permitidos no horário das 7h às 18h, sendo que após este horário deverão adotar obrigatoriamente os sistemas de tele entrega ou “take away” (retirada).
II – Fica proibida a utilização do serviço de “buffet” nos estabelecimentos, devendo ser adotado o sistema de pedidos à la carte ou prato feito.
§ 3º As lojas de conveniência e postos de combustíveis, em território municipal, poderão funcionar no horário compreendido entre as 6h e as 20h, de segunda a domingo, sendo vedado o consumo de produtos bem como a aglomeração de pessoas no local.”Art. 3º Fica alterado o parágrafo único do artigo 6º do Decreto-Executivo nº 5.597 de 30 de março de 2020, que passa a vigorar com a seguinte redação.
“Seção III – Do Comércio em Restaurantes, Bares e Lancherias e similares

Art. 6º […]
Parágrafo único. A lotação não poderá exceder a 35% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou do Plano de Proteção Contra incêndio (PPCI)”Art. 4º fica alterado o inciso I do artigo 12 do Decreto-Executivo nº 5.597 de 30 de março de 2020, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Seção III – Das Igrejas, Templos e Celebrações Religiosas

Art. 12 […]
I – O limite máximo de 15% (quinze por cento) da capacidade de assentos do local;
II – […]
III – […]
IV – […]
V – […]”Art. 5º Revogam-se as disposições em contrário, este Decreto entra em vigor na data de 2 de setembro de 2020.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE AJURICABA/RS, em 1º de setembro de 2020.

IVAN CHAGAS
Prefeito
Registre-se e Publique-se.

JAQUES ANDRÉ MALLMANN
Secretário Municipal de Administração

[/box]

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.