Saúde

Após novo caso suspeito de dengue, Vigilância Ambiental realizará fumacê nesta terça

Ação ocorre no bairro Planalto; saiba como se preparar

[metaslider id="165178"]

A equipe da Vigilância Ambiental está realizando, na tarde de hoje, Pesquisa Vetorial Especial para busca de focos do mosquito da dengue no bairro Planalto.

À tarde, após às 17 horas, será realizada a ação de bloqueio com borrifamento de inseticida via UBV costal, popularmente conhecido por “fumacê”, na Rua Floriano Peixotto e quarteirão em que reside o suspeito.

A aplicação de inseticida a ultra baixo tem por objetivo matar os mosquitos adultos  possivelmente infectados com o vírus da dengue.

Sobre a Nebulização

O inseticida agirá apenas no momento da aplicação, portanto a eliminação de condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue.

Os agentes epidemiológicos, visitarão os imóveis previamente orientando quanto à preparação do ambiente para receber a aplicação do inseticida. Assim que os agentes confirmarem que todos os portões estiverem abertos e todos os moradores já estão para fora do imóvel, será assinalado para o bombista que o ambiente já está preparado para receber o produto.

O tempo mínimo de espera para retornar ao imóvel após a aplicação do inseticida deverá ser de 10 minutos. Em hipótese alguma, o bombista retornará aos imóveis que estavam fechados ou não preparados para receber o inseticida, portanto é importante que a preparação do ambiente seja seguida dentro do prazo estipulado. Em caso de chuva, a atividade será reagendada.

Como preparar o imóvel para receber a nebulização

1º – Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;

2º – Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;

3º – Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros);

4º – Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo