ClimaUtilidade pública

Defesa Civil encaminha pedidos para atender afetados pela estiagem no município

[metaslider id="165178"]

Devido a prolongada estiagem que assolou a toda a região desde dezembro do ano passado até a poucos dias, a Defesa Civil de Ajuricaba decretou Situação de Emergência, a qual foi homologada pelo governo do Estado e aceito pelo governo federal, por conta das elevadas perdas econômicas e também por registrar dano humano.

Conforme o secretário da Defesa Civil, Josemar Martins, nos últimos dias foram encaminhados vários projetos, certificados por laudos, comprovando a necessidade de aumentar a capacidade de fornecimento de água para famílias, que tiveram suas nascentes minguadas pela estiagem e não obtiveram mais o fornecimento de água para o consumo humano e também para abastecer bebedouros de animais.

Muitas redes foram ampliadas para atender moradores distantes, que ficaram desabastecidos. Porém existe a necessidade de abertura de pelo menos seis novos poços artesianos e por isso foi realizado o pedido, incluindo toda a estrutura hidráulica e canalização.

Também se registrou perdas de postos de trabalho e famílias estão com dificuldade de colocar o alimento à mesa. Nesse sentido, a Defesa Cilvil municipal está reivindicando aporte federal para atender a demanda. O projeto já está no governo federal e, se for confirmado, deverá ser liberado nos próximos dias. De acordo com Martins, os afetados deverão aguardar pela confirmação, pois as regiões que necessitam já estão mapeadas e os necessitados registrados.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo