Para combater dengue, Vigilância Ambiental faz nova aplicação de inseticida no centro
Ajuricaba tem um caso confirmado e outro suspeito

A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde realizou na última quinta-feira (07), nebulização em dois quarteirões no centro de Ajuricaba. A atividade de nebulização e – aplicação de inseticida a ultra baixo – tem por objetivo matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus da dengue. A Ação se deve por conta de um caso confirmado e um suspeito de dengue no local.
Sobre a Nebulização
O inseticida agirá apenas no momento da aplicação, portanto, a eliminação de condições favoráveis a proliferação do Aedes aegypti, através da manutenção adequada de recipientes com água parada, ainda é a melhor forma de combater a dengue. A aplicação do inseticida permite eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes nos ambientes, sendo uma técnica rápida e eficaz para evitar a transmissão de doenças como dengue, a Zika e Chikungunya. Mas o inseticida não elimina as larvas.
Como preparar o imóvel para receber a nebulização
- Guarde em local fechado ou mantenha coberto os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários.
- Mantenha aberta as portas, janelas, e cortinas para facilitar a entrada do inseticida.
- Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos.
- Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.
A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde destaca que, se o caso suspeito der positivo para dengue, serão aplicadas outras duas doses de inseticida. A população será informada das atividades com antecedência.