ArtigosJean Bertollo

Artigo – 5 coisas que todo ser humano deveria aprender, por Jean Bertollo

[metaslider id="165178"]

Olá, aqui é o Jean, parabéns por ser uma pessoa que quer ser melhor e acreditar no conhecimento como forma de fazer isso. Escute nosso Podcast no Spotify!

Acesse este link para entrar no nosso Grupo de WhatsApp e receber dicas necessárias: https://chat.whatsapp.com/CtBiMWLmKaG4fHsPBXj6VD

1. Pensar por si próprio. Crescemos acostumados a pegar e copiar idéias e crenças daqui e dali, e cada dia mais os algoritmos nos mostram mais do mesmo, não nos colocam em contato com coisas e ideias diferentes. Pensar por si mesmo é a primeira habilidade que devemos aprender. Todo mundo está tentando convencer alguém de algo. inclusive eu com esse texto.

Pensamento crítico é Fundamental.

2. Expor suas idéias com clareza. Comunicação é um grande poder. Pense no que grandes pessoas fizeram de mudanças no mundo baseando-se apenas em argumentos e ideias. Muitas teorias e visões de mundo são apenas isso, ideias. Sem embasamento nenhum. Se alguém quer fazer qualquer coisa significativa deve aprender a expressar bem suas ideias com clareza, evitando mal entendidos e fazendo as pessoas entenderem e comprarem sua ideia. Quem sabe se comunicar evita brigas, arruma amigos, parceiros, oportunidades. Saber se comunicar é Fundamental.

3. Lidar com frustração. Todos vão fracassar, inevitavelmente. Pessoas vão nos trair, vão nos deixar, nos magoar, morrer. Saber lidar com nossos fracassos e com as pancadas da vida é necessário e preciso pra aprender a viver. Precisamos entender que o mundo e as pessoas não nos devem nada. Saber lidar com frustrações é Fundamental

4. Ouvir as pessoas. As pessoas são a maior fonte de alegria, saúde, proteção e segurança que podemos obter. Se você já conheceu algumas pessoas com mais de 90 anos certamente elas eram bastante sociáveis, não? Tenho certeza que sim, pois já trabalhei em asilos e vi a diferença em pessoas acima dos 80 e 90 anos que eram sociáveis e as que não eram. As diferenças são simplesmente absurdas. Pesquise sobre isso. Saber ouvir as pessoas é Fundamental

5. Aprenda a aprender. Isso significa que você gosta mais do que ainda não sabe do que aquilo que você já sabe. Somos máquinas de perpetuar ideias e crenças. (pesquise sobre o “Efeito Back-fire”) Somos programados para sempre achar evidências para confirmar acreditamos, ainda mais em tempos de algorítimos — que ajudam a amplificar nossas visões pré-concebidas sobre tudo. Aprender a aprender é ficar em contato com o desconforto, com o desconhecido, com o diferente, e gostar disso. É ter humildade psicológica e intelectual. Aprender é doloroso, e temos que aprender a aceitar e até mesmo gostar desse tipo benéfico de dor. Aprender a aprender é Fundamental.

Ouça o Psicologia do Cotidiano no Spotify para aprender dicas práticas de como lidar com emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo