Sem categoria

Aumento do número de mortes por coronavírus preocupa a Secretaria de Saúde

Somente em Passo Fundo já são 155 casos confirmados, com 11 mortos pelo Covid-19

[metaslider id="165178"]

A Secretaria de Saúde de Ajuricaba, preocupada com o aumento dos casos de coronavírus em nossa região, faz um apelo à comunidade de Ajuricaba para que:

  • se mantenha o isolamento social;
  • que se evite ao máximo aglomerações de pessoas;
  • não se faça visitas em casa de parentes e amigos;
  • não se compartilhe roda de chimarrão;
  • não saia com crianças para comprar no comércio local ou ir a parques e praças públicas;
  • não vá ao mercado com a família; e, principalmente,
  • evite de sair do município de Ajuricaba, a não ser por extrema necessidade.

O momento requer extremo cuidado e cautela, pois o COVID-19 está presente em grande parte dos municípios de nossa região, e, ao sair de Ajuricaba, você poderá ser infectado por ele.

Outro motivo de preocupação é quanto aos dados divulgados nesta semana. A segunda fase da pesquisa sobre coronavírus no Rio Grande do Sul, liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), concluiu que o número de infectados pode ser 12 vezes maior do que o notificado oficialmente. Os dados apresentados pelo governo estadual estimam que, para cada 1 milhão de habitantes, existam 1,3 mil infectados reais, enquanto apenas 108 casos são notificados oficialmente. Desta forma, existe uma subnotificação de casos de coronavírus muito grande e não sabemos quem poderá estar com a doença.

Esses dados colocam o Rio Grande do Sul em situação de alerta, principalmente quando se levantou outro dado que diz respeito aos motivos de saída de casa, onde se detectou que 52% da população sai de casa por qualquer motivo, colocando a necessidade urgente de se repensar nossas ações frente a esta pandemia do coronavírus.

Cuidado! Nós não podemos brincar com este vírus, não podemos ter tanta flexibilidade ainda, podemos sim trabalhar, mas com muita cautela e restrição, pois não temos a dimensão da circulação viral em nosso município, mas sabemos que temos um aumento de casos em nossa região.

Todos os municípios que tiverem maior flexibilidade, não mantiverem regras conforme decreto municipal, que não seguirem orientações de cuidados de higiene e não cuidarem quanto ao uso correto de máscara sempre ao sair de casa, poderão sofrer as consequências de um possível surto. Soma-se a isso, a falta de leitos disponíveis de UTI na nossa macrorregião missioneira, o que aumenta ainda mais o risco para o paciente que for infectado e precisar de leito de UTI.

O Covid-19 não é um vírus que pode ser subestimado. Para algumas pessoas infectadas pode levar a morte. E não é somente para pessoas com mais de 60 anos ou do grupo de risco que ele pode matar, como temos visto em nossa região e no Brasil como um todo, ele tem ocasionado óbito em pessoas de diferentes faixas etárias.

O momento é difícil, sabemos, tanto para a economia quanto para a saúde, mas o mais importante de tudo é mantermos a nossa vida! Não brinque com sua vida e de sua família! FIQUE EM CASA! Só saia em caso de extrema urgência! O momento inspira muito cuidado! O Vírus já está circulando e pode ser fatal. Cuidado.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo