Caso de dengue é confirmado em Ajuricaba
Vigilância Ambiental em Saúde realiza bloqueio com borrifação de inseticida no Centro
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância ambiental em Saúde, notificou, na semana passada, quatro casos suspeitos de dengue. Nesta segunda-feira (27) um dos casos foi confirmado.
Trata-se de um mulher, de 54 anos, residente no Centro. Ela foi atendido na Unidade de Saúde no dia 09 de abril com sintomas compatíveis com a doença. Foi coletado material do paciente e enviado para a análise no Laboratório Central do Estado, que testou positivo.
A Vigilância Ambiental em Saúde, diante dos casos notificados realizou a Pesquisa Vetorial Especial (que é a procura da presença do Aedes aegypti em área até então sem transmissão, para evitar o contágio da doença). Foi realizado, ainda, a ação de bloqueio com borrifação de inseticida via UBV costal, conhecido popularmente por “fumacê” no quarteirão.
Diante desse caso confirmado de dengue foi realizado novamente na tarde de ontem (27), o bloqueio de transmissão com aplicação de inseticida no Centro. Na qual será realizado mais vezes, para evitar que novos casos aconteçam.
A aplicação de inseticidas elimina apenas os mosquitos adultos. Por isso, o borrifamento dos químicos só é eficaz no caso de surtos ou epidemias. Para matar os mosquitos é preciso acabar com os ovos e as larvas. Caso contrário, outros mosquitos nascerão.
A Vigilância Ambiental em Saúde informa que a população faça uso de repelentes, uma vez que não é possível identificar o mosquito Aedes aegypti fêmea que é a portadora do vírus.
Durante o período de distanciamento social, devido ao novo coronavírus, os moradores devem aproveitar o tempo para impedir a proliferação do mosquito. A recomendação é para a eliminação de possíveis criadouros das larvas do Aedes aegypti, pois qualquer material que possa acumular água pode se tornar um foco.