ClimaRural

Situação de emergência pela estiagem em Ajuricaba é homologada

Foi reconhecida pelo Estado a Situação de Emergência em Ajuricaba, por decorrência da falta de chuvas que se arrasta deste dezembro do ano passado. Conforme a Secretaria da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, o município teve os elementos apresentados, ilustrado e bem comprovados pela coordenação municipal, evidenciando as altas perdas econômicas, bem como danos humanos que aumentam consideravelmente dia à dia, levando em conta que a estiagem persiste em toda a região.

Conforme informações do secretário de Defesa Civil em Ajuricaba, Josemar Martins, foram realizadas várias reuniões com entidade representativas do município, principalmente ligadas ao meio agrícola.

“Os prejuízos eram de cerca de R$ 70 milhões quando foi decretado e diagnosticado ao longo das reuniões. Hoje os danos econômicos superam R$ 80 milhões, devido ao prorrogado período sem chuvas, danificando em muito o milho (segunda safra), a soja do ciclo tardio e, principalmente, a produção leiteira, que sofre com a falta de pastagens e ainda deve registrar mais perdas por decorrência da baixa qualidade do milho silagem”, informa Martins. Muitas famílias tiveram suas nascentes secas, tanto para o alimento animal, como para o consumo humano, acrescenta.

Outro clamor em decorrência da estiagem vêm de diaristas, que tinham em diversas atividades, hoje reduzidas, sua fonte de renda familiar.

Contudo, o município aguarda por recursos das esferas federal e estadual, para atender demandas locais, principalmente relacionadas a abertura de poços, considerando que, além da estiagem, o municípios de forma geral tiveram suas receitas minimizadas por conta da pandemia do Covid 19, que contribui para a crise hora instalada.

Produtores que tomaram recursos em bancos, sendo para custeio ou investimento, deverão ter suas dividas prorrogadas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo