Saúde

Profissionais da saúde divulgam carta aberta à comunidade ajuricabense

Na carta, eles se manifestam a favor da manutenção da quarentena

No início da noite desta segunda-feira (30) os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Ajuricaba divulgaram uma carta aberta à comunidade ajuricabense. Na carta, eles se manifestam favoráveis à manutenção da quarentena e do distanciamento social.

O poder Executivo do município determinou a reabertura do comércio para esta terça-feira (31). Ainda que com algumas regras, a medida não é bem vista por profissionais da saúde e, segundo diversos órgãos, pode trazer risco à população. Para a equipe, o isolamento domiciliar é a única maneira de evitar a propagação do vírus.

Leia a carta na íntegra abaixo:

[box type=”note” align=”alignleft” class=”” width=”100%”]

CARTA ABERTA À COMUNIDADE DE AJURICABA

Nós, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Ajuricaba/RS, frente a Pandemia pelo COVID- 19, viemos a público reforçar a importância da manutenção da quarentena, amparados nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e de todas as autoridades sanitárias nacionais e internacionais, comunidade médica, bem como, as experiências dos países que já vivenciam o ápice da Pandemia.

Considerando que estamos diante de um colapso do sistema de saúde, temos receio que nosso município, o qual historicamente conta com estrutura deficiente em serviços de média e alta complexidade para atendimento à saúde, assim como nossa referência para tais atendimentos (HCI-Ijui), não deem conta de prestar o amparo que a demanda irá exigir, caso essa se faça de forma repentina.

Levando em conta ainda que falamos de uma doença para qual não há tratamento específico, qualquer forma de diminuir a circulação viral e estruturar o sistema de saúde é válida. Precisamos de tempo para que testes fiquem disponíveis a nossa população com a finalidade de avaliarmos a disseminação viral no nosso município, bem como tempo para o preparo da estrutura do serviço de saúde e dos ambientes domiciliares para isso.

Mudamos drasticamente nossa maneira de fazer saúde nessas duas últimas semanas; estudamos muito embasados nos melhores estudos internacionais e nacionais publicados; tendo em vista que os mesmos apontam para a progressão geométrica do contágio viral diariamente caso as medidas preventivas não sejam aplicadas com veemência, julgamos INDISCUTÍVEL a necessidade de mantermos a QUARENTENA e solicitamos à Comunidade Ajuricabense para se manterem firmes na vivência do isolamento social.

Haja visto, que na data de hoje, o MUNICÍPIO POSSUI 5 PACIENTES EM INVESTIGAÇÃO (casos leves), manejados com medidas farmacológicas e não farmacológicas e medidas clínicas (isolamento domiciliar). Colocamo-nos a disposição para maiores esclarecimentos científicos durante as tomadas de decisões.

Ajuricaba/RS, 30 de março de 2020.[/box]

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo