Saúde

Campanha de vacinação contra gripe inicia hoje

Centro de Convivência estará aberto nesta segunda e amanhã a campanha será na ESF 3

[metaslider id="165178"]

Inicia hoje a campanha de vacinação contra a gripe para pessoas acima de 60 anos e das faixas de risco. Segunda, durante todo o dia será para os moradores do centro, tendo como local o Centro de Convivência. Na terça-feira será para moradores dos Bairros João Carlini e Planalto, junto ao ESF 3. Os outros locais será divulgado posteriormente, inclusive com campanha feita no interior.

Veja o cronograma abaixo:

Fases da Campanha Grupos Data de início
1ª fase
  • Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde
23/03/2020
2ª fase
  • Professores das escolas públicas e privadas
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Portadores de doenças crônicas com receita médica
16/042020
3ª fase
  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Povos indígenas
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
  • População privada de liberdade
  • Funcionários do sistema prisional
  • Adultos de 55 a 59 anos de idade
09/05/2020

A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo.  Em 2020, será realizada a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 23 de março a 22 de maio de 2020. Na ocasião, serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses à 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas; até o ano de 2019 a vacina estava disponível para os adultos de 60 anos e mais de idade.

O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar esta campanha com um mês de antecedência, que historicamente acontecia em abril, pelo momento que o mundo passa no combate ao coronavírus e em virtude da confirmação de casos no país, apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Destaca-se que os sintomas desta doença são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias. A hospitalização e morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. A doença é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. Habitualmente em cada ano circula mais de um tipo de influenza concomitantemente (exemplo: influenza A (H1N1)pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B). Dependendo da virulência das cepas circulantes, o número de hospitalizações e mortes aumenta substancialmente, não apenas por infecção primária, mas também pelas infecções secundárias por bactérias.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo