Rural

Defesa Civil adverte que Ajuricaba não atende requisitos para Decreto Emergência por conta da estiagem

O município de Ajuricaba e toda a região passam por uma estiagem que eleva os índices de perdas. A chuva de quarta-feira (18) amenizou a situação, mas não foi suficiente para normalizar e recuperar as águas. A falta de água é uma das prerrogativas para o decreto de Situação de Emergência que englobam perdas econômicas – já confirmadas – e dano humano.

Na manhã de hoje (19) aconteceu a reunião envolvendo entidades ligadas ao meio agrícola do município, com a participação do Sargento Oliveira, coordenador da Defesa Civil do Estado, representando a região. Ele foi enfático em pontuar os critérios para a tomada de decisão em relação ao decreto. “O prefeito e o coordenador da Defesa Civil municipal tem autoridade para decretar, mas, se não for comprovado os critérios, o Estado não homologa e tão pouco a União. Esses dados tem que ser registrados, como falta de água, pessoas passando fome por conta da estiagem, pois, se não for efetiva, os agentes respondem criminalmente”, disse o sargento para o grupo de lideranças presentes.

Os agentes dos bancos alertaram que os produtores afetados pela estiagem estão encaminhando o Proagro. Somente a Emater, na semana passada, havia encaminhado 15 pedidos do seguro. Hoje já somam 150, em apenas um banco.

Contudo, a Defesa Civil do município diz estar em alerta para o registro de evidências e com a programação necessária para o decreto, caso seja necessário por conta da sequência da estiagem.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.