Rural

Defesa Civil adverte que Ajuricaba não atende requisitos para Decreto Emergência por conta da estiagem

O município de Ajuricaba e toda a região passam por uma estiagem que eleva os índices de perdas. A chuva de quarta-feira (18) amenizou a situação, mas não foi suficiente para normalizar e recuperar as águas. A falta de água é uma das prerrogativas para o decreto de Situação de Emergência que englobam perdas econômicas – já confirmadas – e dano humano.

Na manhã de hoje (19) aconteceu a reunião envolvendo entidades ligadas ao meio agrícola do município, com a participação do Sargento Oliveira, coordenador da Defesa Civil do Estado, representando a região. Ele foi enfático em pontuar os critérios para a tomada de decisão em relação ao decreto. “O prefeito e o coordenador da Defesa Civil municipal tem autoridade para decretar, mas, se não for comprovado os critérios, o Estado não homologa e tão pouco a União. Esses dados tem que ser registrados, como falta de água, pessoas passando fome por conta da estiagem, pois, se não for efetiva, os agentes respondem criminalmente”, disse o sargento para o grupo de lideranças presentes.

Os agentes dos bancos alertaram que os produtores afetados pela estiagem estão encaminhando o Proagro. Somente a Emater, na semana passada, havia encaminhado 15 pedidos do seguro. Hoje já somam 150, em apenas um banco.

Contudo, a Defesa Civil do município diz estar em alerta para o registro de evidências e com a programação necessária para o decreto, caso seja necessário por conta da sequência da estiagem.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo