SaúdeUtilidade pública

Ajuricaba decreta Estado de Emergência e dispõe de medidas preventivas contra o Coranavírus

Aulas nas escolas e todos os tipos de atividades que reúnam pessoas estão suspensas

[metaslider id="165178"]

O prefeito Ivan Chagas (MDB) decretou nesta quarta-feira (18) Estado de Emergência e anuncia medidas de proteção contra o coronavírus. O decreto acompanha medidas protetivas, considerando os avanços da pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde, tendo em vista a necessidade da adoção de medidas imediatas visando a contenção da propagação do vírus.

Para tanto foi instituído um Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus (COVID-19), com atribuição de avaliar periodicamente a situação epidemiológica local e orientar a comunidade sobre medidas de prevenção, com o objetivo de diminuir os riscos à saúde da população e desacelerar a propagação do Coronavírus.

O decreto prevê a suspensão, pelo prazo de 15 dias, as aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Recomenda-se as escolas da rede privada que também adotem a medida estabelecida neste Decreto.

Também fica determinado o adiamento, suspensão ou cancelamento de eventos, grupos, palestras, encontros religiosos, atividades de academia, sociedades aquáticas e demais situações que gerem aglomeração de pessoas. A restrição do número de pessoas em mercados, lojas, farmácias, restaurantes, bares, repartições públicas, devendo cada estabelecimento organizar seu fluxo de atendimento com medidas protetivas.

a) Mercados/Açougue/Padarias/Lojas/Farmácia: evitar a entrada de vários membros da mesma família, respeitar o número de pessoas circulantes no ambiente, evitar filas e aglomerações, disponibilizando sempre o álcool à 70% e lavar as mãos periodicamente.

 b) Restaurante/Bares: dispor as mesas de forma espaçada, a pelo menos um metro e meio de distância uma das outras, manter a higiene periódica nos banheiros, mesas, cadeiras, bancadas, ou qualquer outra superfície que possa ser fonte de transmissão, disponibilizando sempre o álcool à 70%, lavar as mãos periodicamente, principalmente após manusear dinheiro. Cuidado especial a pessoas que chegarem em qualquer estabelecimento ou repartição pública com sintomas respiratórios, procurando orientar que não permaneça no ambiente.

No caso de dúvidas sobre COVID-19 (Coronavírus) entrar em contato pelo telefone 150 ou na Vigilância Epidemiológica do Município (55) 3387-1240, ou ESF3(55) 3387-1249, ou ESF2(55) 3387-1733, ou ESF1 (55) 3387-1386.

Prefeitos da Amuplam decidem por suspensão das aulas na rede pública municipal

Os reflexos do Coronavírus e a disseminação veloz da doença motivaram uma reunião extraordinária dos prefeitos que integram a região da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) na tarde de terça-feira(17).

No encontro presidido pelo prefeito de Ajuricaba Ivan Chagas, o tema central da discussão foi o posicionamento dos gestores municipais em relação a premente necessidade de isolamento da população a partir de medidas preventivas a propagação do Coronavíru – Covid-19. Do encontro também participaram o presidente do Conselho de Secretários de Educação da Amuplam Odilar de Vargas e a secretária executiva do Cisa, Elisabete Rolim de Jesus.

Depois de deliberarem sobre o tema Coronavírus, os prefeitos decidiram publicar um documento oficial com a determinação de suspensão das aulas nas escolas das redes públicas municipais a partir da próxima quinta-feira(19). Esta suspensão se estenderá até o dia 3 de abril e terá vigência também nas escolas municipais de educação infantil, as EMEIS. Os gestores decidiram também que os professores serão dispensados neste período, porém, quando da retomada do calendário escolar, terão que recuperar as aulas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo