Saúde

Levantamento revela sinal de alerta para infestação por Aedes Aegypti em Ajuricaba

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, divulgou o resultado da pesquisa sobre o Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) realizado no município. Este, que foi realizado dos dias 6 a 10 de janeiro, apresenta-se em 3,4%.

O Levantamento ocorreu nos quatro bairros do município, onde foram inspecionados 224 imóveis.

O LIRAa é o mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti que identifica criadouros predominantes e a situação de infestação do município. Este levantamento permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

Segundo o levantamento, os locais com maior número de infestação foram, em primeiro lugar, piscinas infantis, caixas d’água com coleta de água de chuva, baldes, lonas plásticas e pratos dos potes de flor. E o bairro com maior número de focos foi o centro da cidade.

Conforme a Vigilância Sanitária, o índice de 3,4% se configura como sinal de alerta, portanto a população deve ficar atenta, pois esse ano o Ministério da Saúde afirma que terá surto em decorrência da sazonalidade da doença. Portanto, é fundamental que as pessoas colaborem eliminando de suas casas todos os materiais que possam acumular água. Mesmo em uma estação de chuvas esparsas, a alta  temperatura contribui para o aumento da proliferação do mosquito, ou seja, se existir local propício, no primeiro aparecimento de chuvas, o mosquito aparece.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo