Educação

Equipes da Gincana Escolar participaram de viagem de estudos à Santa Maria

Alunos visitaram o Criadouro São Braz,o Planetário e o Jardim Botânico da UFSM

[metaslider id="165178"]

Os alunos das equipes da I Gincana Escolar “Ajuricaba contra o Aedes aegypti” participaram na última quarta-feira (20) de uma viagem de estudo até o município de Santa Maria-RS, conforme a premiação da gincana para conhecer o Criadouro São Braz e o Planetário.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Criadouro Conservacionista São Braz. O local tem como objetivo abrigar e recuperar (devolvendo à natureza, quando possível), animais que foram vítimas de contrabando, condições de criação inadequadas, utilização em circos, dentre outras atividades que implicam maus tratos.

Lá são encontradas desde pequenas aves e répteis até mamíferos de grande porte, como tigre, urso e onça-pintada. O criadouro também se faz importante para a conservação de espécies ameaçadas em nível nacional, como a ararajuba e o papagaio-charão, e em nível local, como a jaguatirica e a onça-parda.

No mesmo dia os alunos visitaram o Planetário da Universidade Federal de Santa Maria, onde puderam assistir apresentações sobre astronomia, simulando o céu noturno. Eles puderam observar estrelas, cometas e planetas e outros astros celestes. O Planetário é um dos nove em funcionamento do Brasil.

Durante a visita os alunos também conheceram o Jardim Botânico da UFSM e tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre a flora e a fauna regionais.

A atividade também proporcionou novas vivências junto à natureza. A programação teve como principal objetivo conscientizar os alunos sobre o perigo da extinção de algumas espécies, tanto de animais como de vegetais e a necessidade de todos colaborarem com ações positivas para o cuidado com o meio ambiente.

Alunos de três escolas, professores e funcionários participaram da viagem

A Gincana Escolar envolveu os alunos de quatro escolas públicas do município, onde foi trabalhado em sala de aula e a comunidade escolar atividades que incluíram eliminação e combate ao mosquito Aedes aegypti, visando a eliminação de focos e medidas de preservação do Meio ambiente. Foram 6 meses de trabalhos educativos com os alunos.

A iniciativa surgiu após a verificação de alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti no município. A Gincana trouxe pontos positivos, pois houve redução do índice de infestação do Mosquito, sendo que o índice no mês de maio era de 8.3%, já no levantamento que foi realizado no mês de outubro o resultado do LIRAa foi de 1.6%.

Participaram do passeio os alunos do Colégio Estadual Comendador Soares de Barros, Escola Municipal Nelci Tobias Oedmann e Escola Estadual Medianeira, professores e membros da Comissão da Gincana, composta por funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Obras e Membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, participaram do passeio 57 pessoas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo