Educação

Integração e desenvolvimento regional: Ajuricaba participa da feira Ciência para Todos Unijuí

Projeto movimentou mais de 8 mil alunos e professores de escolas da região

[metaslider id="165178"]

Escolas de Ajuricaba participaram na semana passada do projeto Ciência para Todos da Unijuí, com cinco projetos no total, três do Comendador e dois da Rede municipal.

Representaram a Educação Infantil, através da EMEI Pedacinho de Gente as professoras Ieza Desbesell Tüzen e Jéssica Talita Niedvetzki, com o projeto Pequenas Descobertas, Grandes Aprendizagens.

Professoras Jéssica Talita Niedvetzki e Ieza Desbesell Tüzen, com o projeto Pequenas Descobertas, Grandes Aprendizagens

Da escola Nelci Tobias Oedmann, representando os quartos anos A e B, as professoras Maiara Carvalho e Daiane Mattner com o projeto Aprendendo Frações com Materiais Concretos.

Professoras Daiane Mattner e Maiara Carvalho com o projeto Aprendendo Frações com Materiais Concretos

Os trabalhos fazem parte do Projeto Ciências para Todos e integram a Terceira Feira Regional de Matemática. A professora Diole Almeida faz parte da comissão organizadora da feira. Professora Maira Brigo é orientadora dos trabalhos da rede estadual.

Galeria de fotos

O projeto

Após cinco dias de exposições interativas, palestras, oficinas e atrações diferenciadas, a programação do projeto Ciência para Todos na Unijuí se encerrou na sexta-feira (25) movimentando mais de 8 mil alunos e professores de escolas da região, bem como a comunidade em geral. Visando a promoção de ações de divulgação da ciência, tecnologia e inovação, o evento envolveu cinco projetos desenvolvidos na Universidade durante o ano: como a 5ª MoEduCiTec; o projeto Física para Todos; a 3ª Feira de Matemática; o Tech Day; e o Meninas Digitais.

Para a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring, esta foi uma semana de experiências intensas dentro da instituição. “Foram cinco dias de três turnos nos quais a Educação Básica e Superior possibilitaram a socialização do conhecimento por meio da interação proposta por diferentes projetos da Universidade, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento regional”, avaliou.

Fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com aporte financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), o projeto Ciência para Todos visa criar espaços de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre distintos contextos socioculturais. “Esta ação mostra o significado de uma universidade para o desenvolvimento de sua região a partir da formação, do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação”, concluiu a reitora.

Confira mais detalhes sobre os Projetos envolvidos no Ciência para Todos

Durante o evento, os coordenadores dos projetos envolvidos no Ciência para Todos realizarão uma apresentação das respectivas atividades. Confira a seguir mais detalhes:

Meninas Digitais: a computação está presente em praticamente todas as carreiras. Esta iniciativa da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) e da Unijuí busca:

– Ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos;
– Divulgar os softwares desenvolvidos por estudantes na área da Computação;
– Despertar o interesse das estudantes para que conheçam melhor a área;
– Ensinar como as meninas podem ser futuras cientistas da Computação.

Feira de Matemática: é um processo educativo científico e cultural que alia vivências e experiências. Tem como princípios o caráter público não competitivo e um processo em rede e em movimento. Possibilita a promoção, o desenvolvimento, a socialização e o aperfeiçoamento de práticas educativas que favorecem a instituição de processos de aprendizagem em Matemática, contribuindo significativamente na formação e no desenvolvimento dos diferentes sujeitos envolvidos.

Física para Todos: na perspectiva de promover a difusão e a popularização da Ciência, em particular da Física, o projeto de extensão universitária “Física para Todos” desenvolve suas atividades em espaços formais e não formais de educação, por meio de um museu interativo itinerante de experimentos. Nessas exposições, o visitante é incentivado a interagir com os experimentos, sendo desafiado a explicitar suas próprias concepções sobre o fenômeno físico observado. Para esses eventos o projeto Física para Todos apresenta equipamentos/experimentos interativos envolvendo as áreas de Astronomia e Energias Renováveis.

MoEduCiTec: consiste num espaço interativo e formativo de estudantes e professores, pela socialização de aprendizagens produzidas em aulas, em todos os níveis, áreas de conhecimento e modalidades de práticas educativas. Objetiva fomentar a iniciação científica, pelo incentivo à divulgação de produções de estudantes e seus professores, com vista a promover criatividade, atitude investigativa e protagonismo estudantil, articulados ao desenvolvimento humano associado ao avanço do conhecimento.

Tech Day: destaca as ações de desenvolvimento tecnológico produzidas na Unijuí, apresentadas em uma Feira de Protótipos (destacando as cidades inteligentes e a internet das coisas), ações de eficiência energética, o Robô Day com a mostra de robótica, oficinas e, por fim, uma competição de sumô de robôs. Além disso, o evento vai contar com palestras e minicursos sobre os temas inovação, cultura digital, empreendedorismo e o Game Day que é basicamente uma feira de jogos eletrônicos e hardware, priorizando jogos e apps desenvolvidos no Brasil.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo